TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA APRENDIZAGEM E BASES METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO

Por:   •  5/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  2.955 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DA DISCIPLINA:
TEORIAS DA APRENDIZAGEM E BASES METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO

Cleonice Rosa de Moura Oliveira
Ilza Terezinha de Souza Reis
Maria Aparecida de Oliveira Campos
Marlúcia Moura de Oliveira

Grupo 13

Data: 07/04/2019

PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Conteúdo

TRABALHO DA DISCIPLINA: TEORIAS DA APRENDIZAGEM E BASES METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO        1

Modelo de formação de professores        3

Contexto da formação        4

Objetivos da formação        4

Tipos de atividades formativas        4

Perfil dos formadores        6

Duração da ação formativa        6

REFERÊNCIAS        6

Na Faculdade de Física e Química da Universidade X, há 27 professores. A maioria percebe a necessidade de atualizar-se. Sentem que, por terem tido sua formação em uma concepção de ensino tradicional, necessitam de uma formação específica relacionada às tecnologias e à aplicação de procedimentos metodológicos mais inovadores a permitirem o atendimento adequado às novas demandas e complexidades geradas por sua prática docente atual. Os professores possuem doutorado ou mestrado na área de conhecimento que ensinam, mas poucos dispõem de formação específica em didática (apenas oito). Por outro lado, 17 professores possuem mais de 10 anos de experiência docente universitária, e os demais possuem menos.

Modelo de formação de professores

Considerando o contexto proposto sugerimos um modelo de aprendizagem colaborativa entre os pares, onde os oito professores com formação específica em didática serão os formadores dos demais colegas docentes.

O professor Marcelo (2000) propõe a formação em rede, entendida esta como "uma malha de pessoas conectadas por enlaces em torno dos quais fluem coisas como objetos, trabalho, afetos, avaliação, conhecimento, prescrições, influência e poder, e em que a maioria dos participantes está conectada uns com outros" (p. 412).

Segundo a teoria de William Glasser quando ensinamos, é quando mais aprendemos.

[pic 2]

Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser.

Contexto da formação

A aprendizagem cooperativa promove, nos professores, o contato direto entre eles e o intercâmbio, o mútuo conhecimento e trato pessoal, desenvolvimento de atitudes positivas, superação de diferenças e desempenho de novos papéis. A empatia, a escuta e a argumentação são capacidades que também se desenvolvem com este tipo de trabalho.

As metodologias ativas são processos que objetivam estimular a autoaprendizagem e a curiosidade do aluno para pesquisar, refletir e analisar possíveis situações para tomada de decisão, tendo o professor como facilitador desse processo (BERBEL, 2011).

As metodologias ativas possibilitam a formação de pessoas que constroem seu próprio conhecimento, trabalham em grupo, considerando a realidade, a diversidade e a perspectiva de transformação.

As novas tecnologias proporcionam espaços de formação interativos, abertos, acessíveis, com recursos online e distribuídos.

Objetivos da formação

Proporcionar uma formação didática e pedagógica ao grupo de professores da faculdade de Física e Química com necessidade de atualização e formação específica relacionada às tecnologias e as metodologias ativas de aprendizagem.

Os programas de formação de professores têm a responsabilidade de preparar o futuro professor para a prática real do ensino, em que a inovação pedagógica e a incorporação de novas tecnologias são os instrumentos que nos permitem fugir da rotina e converter cada uma de nossas aulas em uma atividade única e criativa (Esteve, 1991).

Tipos de atividades formativas

As metodologias ativas mudam os papéis do aluno e do professor no processo ensino-aprendizagem. Nesse processo, o aluno deixa de ser apenas um ouvinte e passa atuar interagindo e participando, o professor passa a ser um facilitador/orientador da aprendizagem. [pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (434.7 Kb)   docx (225.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com