TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios Do Conflito

Artigo: Benefícios Do Conflito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

Sejam eles positivos ou negativos, os conflitos podem ser considerados úteis pelo papel que desempenham na vida das pessoas. Lidar com conflitos implica trabalhar com grupos e tentar romper alguns estereótipos vigentes na organização, sabendo que essas mesmas estratégias deverão ser repetidas periodicamente.

"O conflito torna os membros da organização mais conscientes e aptos a lidar com problemas; promete mudanças e adaptação organizacional; fortalece relações e eleva o moral; promove a consciência de si mesmo e dos outros; aumenta o desenvolvimento pessoal; incentiva o desenvolvimento psicológico, tornando as pessoas mais precisas e realistas em suas auto-avaliações, o conflito pode ser estimulante e divertido."

Reflexão:

O conflito é um sinalizador que algo precisa ser mudado, adequado, negociado, combinado. Seria possível viver sem conflito? Se no âmbito pessoal já é praticamente impossível, no mundo empresarial então, é utópico! Líderes e liderados, direção e chão de fábrica estão constantemente em conflito. A grande inteligência e o destaque dos profissionais é gerenciar conflitos extraindo os melhores resultados para a organização. Os benefícios citados no trecho acima efetivamente podem ser alcançados. Porém, para isso de fato ocorrer, requer das partes envolvidas maturidade e um objetivo comum, pois eles podem ser exatamente os opostos dos mencionados. Vejamos alguns trechos: "O conflito torna os membros da organização mais conscientes e aptos a lidar com problemas, promove a consciência de si mesmo e dos outros, aumenta o desenvolvimento pessoal, é necessário que as partes envolvidas estejam dispostas a quebrar preconceitos e não olhar apenas os próprios interesses, estando dispostas a ouvir o que a outra parte tem a dizer, promete mudanças e adaptação organizacional". Ora, se o conflito é um sinalizador de que algo precisa ser mudado, adequado ou negociado, isso significa que mudanças estarão por vir. O importante é garantir que essas mudanças estejam alinhadas aos objetivos organizacionais, promovendo o crescimento da empresa e a concretização da sua Visão, fortalece relações e eleva a moral, incentiva o desenvolvimento psicológico, tornando as pessoas mais precisas e realistas em suas auto-avaliações". Isso ocorre desde que haja respeito entre as partes, que haja equilíbrio no diálogo e que o resultado da negociação efetivamente atenda às necessidades legítimas de forma imparcial, pode ser estimulante e divertido". Quando as pessoas amam o que fazem, efetivamente até o conflito, que em principio soa negativamente, se torna prazeroso pois o seu resultado é positivo e benéfico para as partes. Para a organização, quando os colaboradores são efetivamente preparados para situações de conflito, o beneficio se traduz também em produtividade e resultados. O desafio para nós, gestores, não é apenas nos prepararmos para situações de conflito. Afinal, como líderes, essa é nossa obrigação. O desafio é preparar nossas equipes para saber lidar com o conflito e transformar a situação em resultados estratégicos para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com