TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bhopal

Monografias: Bhopal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Como detectar os desvios na rotina para prevenir o acontecimento de acidentes

Para se detectar um desvio com condição potencial para causar danos, é necessário que sejam adotadas medidas de controle eficazes.

a. Treinamentos de Segurança: os treinamentos de segurança servem para melhorar a performance dos funcionários no desempenho de suas atribuições e consequentemente reduzem o risco de ocorrer alguma falha/acidente na área.

b. Reuniões e Comunicações Internas: a comunicação é a principal ferramenta para estabelecer parcerias e comprometimentos entre as pessoas. Quanto melhor for a comunicação, menor será a possibilidade de erro e melhor será o acompanhamento dos trabalhos executados, operações realizadas e resultados alcançados.

c. Inspeções planejadas e rotineiras: a inspeção planejada é a parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas áreas e meios de trabalho, com o objetivo de descobrir e corrigir situações que comprometam a segurança dos trabalhadores.

d. Observação e Registros de Não Conformidades: a não-conformidade é o não cumprimento de um padrão na área ou a observação de um ato inseguro. A importância dos seus registros é que é possível antecipar o processo de eliminação das falhas, comportamentos inseguros e consequentemente evitar a perda de produção, acidentes e incidentes ambientais.

e. Calibração e Manutenção dos Dispositivos de Segurança e Equipamentos: as calibrações e manutenções dos dispositivos de segurança e equipamentos são de grande importância na indústria, pois validam a eficiência dos mesmos. Elas garantem que os equipamentos sejam capazes de fornecer os resultados desejados de forma precisa e, além disso, mantém o nível de desempenho das máquinas e dispositvos, garantindo a confiabilidade do processo.

Conclusão

De acordo com o exposto no trabalho sobre o acidente em Bhopal e suas consequências, conclui-se que é de vital importância a implementação do Sistema de Gestão Integrada em uma organização. A visão e orientação para o risco facilita o entendimento da integração desses sistemas e fomentam a prevenção de acidentes em toda a sua amplitude.

Esperamos contribuir para o crescimento individual de cada leitor no que concerne ao entendimento do tema, bem como enriquecer nosso próprio conhecimento já que, como futuros responsáveis pelo sistema de Gestão Integrada, teremos que lidar, em tempos e em cenários diferentes, com questões inerentes ao tema estudado.

Conclui-se que o desastre poderia ter sido evitado, se medidas de segurança como identificar as grandes instalações, avaliar os riscos, medidas de controle (planos de emergência), atenuação e redução das conseqüências dos impactos, e que mesmo com a água no tanque poderia ser possível controlar o vazamento, pois o MIC tem que ser mantido frio, e os tanques tinham um sistema de resfriamento controlado, mas meses antes decidiram desligar esse sistema, com isso só aumentou a possibilidade de acontecer uma tragédia. Ou seja, a fabrica trabalhava em um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com