TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biogás - projetos

Por:   •  20/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        JUSTIFICATIVA        6

3.        OBJETIVOS        7

3.1        GERAL        7

3.2        ESPECÍFICOS        7

4.        CRONOGRAMA        8


  1. INTRODUÇÃO

Hoje no Brasil para se atendam as necessidades energéticas, são produzidos uma grande variedade de combustíveis, desde aqueles que são considerados energias limpas ou mesmo aqueles extraídos da natureza que causam grande impacto tanto no processo de extração quanto em sua utilização, sendo que a maioria dos combustíveis consumidos no país são aqueles que causam impactos a natureza. Visando utilizar ao máximo todos os tipos de energias possíveis foram descobertas formas menos danosas e mais sustentáveis para obtenção de energia necessária para o progresso dos diversos setores do pais, embora sejam a minoria, esses combustíveis mostram que é possível produzir sem danificar a natureza, um deles é o biogás que também é considerado um biocombustível, pode ser obtido artificialmente ou até mesmo de forma natural.

O biogás pode ser comparado com o gás natural devido a seu estado natural e por sua eficiência energética, sua forma gasosa é constituída principalmente por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos químicos formados por Carbono e Hidrogênio) como o Dióxido de Carbono (CO2) e o gás Metano (CH4). Como os outros combustíveis, este também é inflamável quando colocado sob pressão. A obtenção do biogás é feita obedecendo a critérios de fermentação, temperatura, umidade, acidez e com a ausência de oxigênio. A forma natural do biogás é conseguida pela ação de micro-organismos bacteriológicos sobre o acúmulo de materiais orgânicos (Biomassa) como lixo doméstico, resíduos industriais vegetais, esterco de animais, entre outros. E a forma artificial é dada pelo uso de um reator químico-biológico chamado de Biodigestor Anaeróbico. Dependendo da matéria a ser digerida ou o tipo de biodigestor a ser utilizado, a porcentagem de cada gás presente no Biogás pode sofrer variações.


  1. JUSTIFICATIVA

Objetivo do projeto de aproveitamento energético do biogás produzido pela degradação dos resíduos orgânicos é converte-lo em uma forma de energia útil tais como: eletricidade, vapor, combustível para caldeiras ou fogões, combustível veicular ou para abastecer gasodutos com gás de qualidade.


  1. OBJETIVOS

O trabalho tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão e entendimento sobre os principais métodos e processos pelos quais se obtém o biogás resultante da degradação de materiais orgânicos que muitas vezes são descartados sem haver utilidade econômica, conhecer as viabilidades de aproveitamento seja no ambiente industrial ou mesmo com uso doméstico e mostrar os benefícios da utilização do biogás.

  1. GERAL

Mostrar os processos de obtenção do gás, exemplos de biodigestor, estatísticas sobre produtores do biogás obtido através de diversos tipos de materiais orgânicos, destacar atividades humanas que geram rejeitos com o potencial de geração do biogás.

  1. ESPECÍFICOS

Construir um biodigestor caseiro de pequena escala e realizar experimento prático durante apresentação de trabalho.


  1. CRONOGRAMA

Atividades

Março

Abril

Maio

Pesquisa do tema

Dia 18

 

 

Entrega do pré-projeto

 

Dia 6

 

Construção do biodigestor e coleta de material orgânico

 

Dia 22

 

Elaboração do trabalho teórico

 

 

Dia 6

Conclusões

 

 

Dia 13

Entrega do trabalho e apresentação do biodigestor

 

 

Dia 20

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com