TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil: Unilever Brasil Ltda

Dissertações: Brasil: Unilever Brasil Ltda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 3

Parte I

A empresa

Unilever é uma multinacional anglo-neerlandesa líder em vendas de bens de consumo em vários países do mundo. Seus produtos estão no seguimento: alimentícios, de higiene e de limpeza.

A história da Unilever começa no século XIX, na Inglaterra.William Hesketh Lever – fundador da Empresa que hoje é uma das maiores do mundo na área de alimentos, higiene e beleza – teve uma idéia original e muito bem aceita: dar nome e embalagens individuai sãos sabões que fabricava.

Assim nasceu o Sunlight. Numa época em que o sabão era um produto genérico, vendido por peso, ele se tornou um sucesso com seu nome atraente e bela embalagem. Mas claro que não foi só por isso: Sunlight também era mais suave que os outros sabões e protegia as mãos das donas-de-casa.

O sucesso veio rápido e logo a Empresa expandiu sua atuação para outros países. Em 1929,a Lever Brothers ampliou mercados unindo-se a um grupo holandês da área de alimentos. Nascia a Unilever, que no mesmo ano chegaria ao Brasil, com a fundação da Irmãos Lever na cidade de São Paulo

Tendências do Macro ambiente

Macro-Ambiente:

O ambiente externo determina a ‘vida’ da empresa no mercado, seja positivamente ou negativamente. Os concorrentes, clientes, fornecedores juntamente com economia, problemas sociais, ambientais , culturais, etc, proporcionam as oportunidades e decadências das organizações.

A Unilever esta focada em diversos segmentos, por isso, lida com públicos de inúmeras classes, culturas e ambientes diferentes. O fator geográfico também esta situado, já que, a empresa localiza-se em mais de 100 países com fábricas próprias e atua com seus produtos em 150 países.

Pontos Importantes:

Economia: Devido a atuação em diversos lugares, proporcionando a variação de atuação econômica, fazendo com que, a organização preocupe-se com as ações de cada Estado. O câmbio juntamente com crises nos setores alimentícios, higiene e beleza podem influenciar diretamente na organização.

Cultura: Devida especifica para cada região de atuação, assim não denegrindo imagem em culturas ‘diferentes’.

Concorrências: Os segmentos de higiene, beleza e limpeza são constituídos por inúmeras empresas, que tanto nacionalmente quanto internacionalmente influenciam no mercado competitivo. Assim a Unilever desempenha um trabalho uniforme, onde adquiri as grandes empresas dos segmentos dos países de atuação e ‘livra-se’ das organizações de menor porte, demonstrando a grandeza e competitividade existente.

Geografia: A existência em dois terços de fábricas próprias do grupo nos países de atuação demonstra a estrutura existente, porém as aquisições devem continuar em todo o mercado, para que assim o domínio mantenha-se concreto.

Trabalhos desenvolvidos específicos para qualificar o quadro de funcionários, desenvolve trabalhos sociais e ambientais.

O que gera inúmeras oportunidades, devido ao desempenho que a empresa institui no mercado, desenvolvendo a compra de grandes empresas para seu portfólio e atuando em diversas nações, facilita o desenvolvimento do share de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com