TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Tese: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Tese  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O mundo encontra-se em constante evolução. Desta forma, as crianças da atualidade não devem ser entendidas da mesma maneira que eram vistas há alguns anos. Hoje existem os vários meios de comunicação, de interatividade, enfim, várias formas de crescimento e evolução. Instrumentos estes que devem ser utilizados para ajudar os professores no ensino dos seus alunos, bem como na formação social e cultural das crianças.

Desta forma, este trabalho procura mostrar como são utilizadas as brinquedotecas em algumas escolas municipais do Município de Coração de Jesus, no Norte de Minas Gerais, bem como entender a estrutura utilizada e os objetivos a serem alcançados. Para isto foram feitas pesquisas, bem como visitas às escolas e entrevistas, a fim de compreender melhor toda a situação que permeia o uso deste instrumento, bem como aonde se pode chegar com estas ações.

É fato que muitas coisas vêm sendo feitas, a fim de se trabalhar a ludicidade dos alunos, não obstante, é de extrema necessidade que se dispense uma maior estrutura destes locais, assim como se torna mister que as pessoas que trabalhem com estas ferramentas sejam melhor preparadas, uma vez que muitas delas não conhecem satisfatoriamente o que deve ser feito e, muitas vezes, nem sabem qual seja o objetivo a ser alcançado.

DESENVOLVIMENTO

Trabalhar as ideias lúdicas das crianças é de fundamental importância, para que se possa criar cidadãos capazes de resolver as suas situações-problemas, de forma satisfatória, com criatividade e objetividade. Desta forma, as brinquedotecas devem ser utilizadas como uma forma de aprendizado e crescimento dos pequenos indivíduos. Desta forma, o uso destes instrumentos deve ser feito de forma programada, não apenas procurando levar as crianças a passar o tempo, mas fazendo com que os mesmos consigam aprender enquanto brincam, de forma que aquele momento não seja dispendioso ou cansativo, mas, que seja prazeroso e de crescimento pessoal.

Nas escolas municipais de Coração de Jesus, que, de acordo com o secretário adjunto de Educação, Dionísio Alves Lima, contam-se em número de cinco, na sede, três possuem brinquedotecas, sendo que estas se encontram em bom estado de conservação, além de passarem, semestralmente, por vistorias e melhorias. Os responsáveis pelas brinquedotecas são os próprios professores das escolas, uma vez que a referida secretaria não dispõe de recursos para a contratação de novos funcionários.

Assim, o que se pode notar é a existência, mas, também, alguma ineficiência deste instrumento, haja vista que os professores não se veem preparados para utilizar muitos dos brinquedos que existem na sala de brinquedos. Alguns docentes, por exemplo, não conseguem trabalhar com brinquedos que tenham como base a matemática,enquanto outros não se acham capazes de manipular alguns brinquedos mais modernos; ficando clara, portanto, a necessidade de que haja um maior preparo destes funcionários.

Não existem brinquedotecas particulares no município, sendo, portanto, apenas as municipais, responsáveis pelo uso destas ferramentas.Talvez neste ponto se encontre um dos grandes problemas da situação. Como não há uma grande oferta, faltam funcionários melhor preparados. Não obstante, é possível visualizar alguns avanços, haja vista que, de acordo com alguns professores, muitos alunos têm tido melhoras consideráveis nas suas ações lúdicas, haja vista que exercitam frequentemente a sua imaginação.

As brinquedotecas têm atendido as suas funções, mas é preciso que melhorias estruturais e melhores treinamentos existam, afinal, a educação é a base para a construção de um futuro melhor e, se a criança possui maior capacidade de criação, mais facilidade ela terá de se sair bem das situações-problemas em que se encontrar, sendo capaz de viver em sociedade, conhecendo os seus direitos e deveres, procurando agir da melhor maneira possível em todos os ambientes em que se encontrar.

Para que isto aconteça, de fato, é necessário que todos tenham o mesmo objetivo: criar as condições fundamentais para a construção de um futuro melhor para todos. Desta forma, a biblioteca torna-se no ponto de partida lúdico para que as crianças possam brincar e aprender, sem grandes cobranças ou desilusões, apenas se divertindo, enquanto evolui.

CONCLUSÃO

Não há dúvidas de que as brinquedotecas sejam de fundamental importância na evolução educacional e social das crianças. Também é indubitável o fato de que para se ter uma boa utilização destes instrumentos seja preciso que haja funcionários capacitados e objetivos viáveis. Os instrumentos existem em algumas escolas, sendo necessário que todas os tenham; não obstante, também é preciso que exista um melhor treinamento dos professores.

O que se pode notar é o fato de os mestres utilizarem-se, muitas vezes, de jeitinhos para que seus alunos possam aprender enquanto brincam, assim como muitos deixam as crianças brincando sem qualquer objetivo lúdico, apenas fazendo-os gastar o tempo com os brinquedos. A brinquedoteca não deve ser um lugar de cobranças, mas também não deve se tornar num ambiente de ociosidade. É preciso que os discentes aprendam enquanto brinquem, sendo que para que isso ocorro, professores e funcionários precisam das condições adequadas de trabalho.

Em suma, a estrutura física das brinquedotecas visitadas é satisfatória, no entanto, falta preparo a muitos mestres, assim como faltam funcionários próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com