TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Projeto de pesquisa: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.824 Palavras (28 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 28

SUMÁRIO

1. Introdução.................................................................................................05

2 Revisão Bibliográfica ................................................................................07

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino................................19

3.1Tema e linha de pesquisa........................................................................19

3.2 Justificativa..............................................................................................19

3.3 Problematização.....................................................................................19

3.4 Objetivos.................................................................................................20

3.5 Conteúdos...............................................................................................20

3.6 Processo de desenvolvimento................................................................21

3.7 Tempo para a realização do projeto.......................................................22

3.8 Recursos humanos e materiais..............................................................23

3.9 Avaliação................................................................................................23

4 Considerações Finais................................................................................24

5 Referências............................................................................................... 25

1 INTRODUÇÃO

A brincadeira é uma atividade natural e consciente das crianças, sendo a primeira forma de adquirir conhecimentos, pois favorece momentos educativos únicos de aprendizagem social, sendo na Educação Infantil que a grande maioria das aprendizagens acontece aprimorando-se posteriormente. É através da brincadeira que a criança constrói o seu próprio pensamento, desenvolvendo suas potencialidades.

Sendo assim a brinquedoteca assume um importante papel de possibilitar espaços de vivencias e convivências, nas quais surgem situações presentes no cotidiano, o que faz com que a criança entenda e desenvolva sua própria personalidade, passando a resolver situações problemas, reconhecendo a importância dos valores e da ética.

Por vezes não existem espaços disponíveis no ambiente escolar para a construção de um espaço especifico para uma brinquedoteca, devendo então ser reavaliado o espaço disponível e a possibilidade de adaptação de um espaço para a sua utilização, tendo em vista que em todas as escolas que contemplam a educação básica devem dispor de vários brinquedos, jogos e materiais utilizados para práticas esportivas, fundamentais para uma aprendizagem lúdica principalmente na educação infantil.

Se torna mais conveniente adaptar um espaço único onde se possam disponibilizar estes materiais, proporcionando neste próprio local possibilidades de brincar diminuindo o tempo que o educador precisa disponibilizar para levar e montar determinados jogos em outros espaços.

Um espaço especifico para a construção de uma brinquedoteca tem por objetivo proporcionar vivencias entre diferentes grupos de alunos e educadores de uma escola.

Estimula a construção conjunta de conhecimentos, onde há troca de experiências vividas pelos envolvidos em outros ambientes, como o familiar, a realidade do bairro em que vivem e outros locais que freqüentam.

Podem se cruzar várias linhas de jogos e objetos, visando criar novas regras, o que estimula discussões, criatividade, noções de respeito, conhecimento de si próprio, de espaço e tempo.

Quando o espaço é programado e preparado criativamente, o educador pode utilizar o mesmo para trabalhar inúmeros conteúdos, a imaginação, produção textual, alfabetização, conhecimentos numéricos e de quantidades, entre outros tópicos que podem ser adaptados a realidade de cada espaço, sendo que sempre haverá estímulos visuais e auditivos, motores e de linguagem e uma vasta potencialidade cognitiva.

Para desenvolver este projeto deve se contar com o apoio da sociedade escolar, pais, alunos, educadores, profissionais, membros das direções e Círculos de Pais e Mestres, tendo se por vista que é um projeto que pode gerar investimentos financeiros caso tenha disponibilidade.

Será necessário um espaço adequado, que seja limpo e arejado possibilitando a realização de atividades por determinados grupos, disponibilizando diversos jogos e brinquedos adequados para as varias etapas de desenvolvimento da educação básica.

É através do lúdico que se realizam as mais variadas formas de aprendizagem no decorrer da vida de um ser humano, levando se em conta as adaptações e graus de dificuldade dos mais variados jogos, percebe-se a grande importância de um espaço que possa ser utilizados para estas interações e que possibilite varias formas de se realizá-las.

É necessário avaliar a relevância da brinquedoteca, analisando a periodicidade de sua utilização, a qualidade e diversidade dos materiais disponibilizados e se favorece aquisição de conhecimento por parte dos grupos, favorecendo o educador em sua docência.

Todo estudo tomou por base os conhecimentos adquiridos no decorrer no curso, tele-aulas, observações docentes, e estudos bibliográficos a respeito do tema, incluindo livros dos seguintes autores: Maria Célia Rebello Malta Campos, Emilia Ferreiro, Paulo Freire, Nezilda Leci Godoy Gonçalves, Liev Seminovich Vigotsky, incluindo também pesquisas em alguns sites.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Historicamente, a primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, como na época aconteciam muitos roubos de brinquedos, esta foi uma atitude tomada para solucionar o problema.

Criou-se, então um serviço de empréstimo de brinquedo como um recurso comunitário, utilizado até os dias de hoje. ( CUNHA, 1998 )

A evolução deste serviço ocorreu com mais intensidade na década de sessenta, expandido-se para a Europa, mais especificamente para a Suécia, Inglaterra, Bélgica e França, não mais com a função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com