TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Seminário: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Estimular a criança brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo das escolas ou instituições. É um espaço onde tudo convida a explorar, sentir e experimentar, é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras crianças, nesse sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, é através da brinquedoteca que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

Brinquedoteca em universidade

A brinquedoteca infantil não é muito diferente de uma instalada em uma universidade, tem brinquedos e matérias pedagógicos, é um espaço onde os alunos de diversos cursos podem não só observar a criança, mas também desenvolver atividades com vistas ao aperfeiçoamento profissional para que possam aprimorar a sua formação com base nas experiências lúdicas, e isso auxiliando os profissionais nas suas praticas pedagógicas, levando sempre em consideração dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento da criança.

Brinquedoteca em hospitais

Para cada de brinquedoteca, é levado em conta o contexto e a realidade de cada criança tanto como as escolas de educação infantil e universitárias, fazem o uso do lúdico para desenvolver a capacidade das crianças. No hospital também existe esse espaço, onde a criança hospitalizada tem a disposição vários tipos de brinquedos onde, dependendo do quadro clinico de cada uma, podem ser levados ou não para o leito, com isso ajuda a criança a enfrentar as dificuldades da hospitalização, resgatando seu ânimo por meio de brincadeiras e contribuindo para seu bem estar no processo de recuperação. O brincar faz com que ela exponha seus sentimentos e alivia suas tensões e estresse decorrentes da hospitalização.

Para Azevedo...

Brinquedos não são apenas instrumentos que se destinam a divertir as crianças, eles possibilitam um caminho fantástico de conhecimentos e emoções, tendo a finalidade de despertar a vontade da criança de ir além da imaginação, fazendo com que elas aprendam a desenvolver suas capacidades através do lúdico, buscando por em prática a criatividade e potencialidade. Segundo o autor a brinquedoteca não pode ser um lugar que possa ser confundido com uma sala de aula, precisa ter brinquedos variados, de forma a estimular a criança a brincar espontaneamente, onde se possibilite o desenvolvimento e autonomia, além disso não deve ter faixa etária e nem funções filantrópicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com