TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Projeto de pesquisa: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade mostrar a importância da brinquedoteca na aprendizagem, sendo uma aliada à escola, pois é um espaço onde a criatividade é aguçada, os direitos da criança são respeitados, e é um ótimo suporte pedagógico, serão retratados os objetivos principais da brinquedoteca, sua origem histórica e sua importância no campo educacional.

No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um "depósito ou cantinho" de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.

2 DESENVOLVIMENTO

A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa historia descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional.

O Brincar sofreu transformação no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento para a formação do ser humano.

Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7 Declaração Universal dos Direitos da Criança, Cujo texto diz, ¨ A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação, a sociedade e as autoridades publicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos¨

Em decorrência da valorização do brinquedo e do brincar, bem como, a sua relevância à educação, principalmente na infância, surge a Brinquedoteca, com o propósito inicial de empréstimo de brinquedos e a criação de espaços destinados à exploração lúdica. Passou a ser conhecida e propagou-se pela Europa a partir dos anos 60. No Brasil, em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo, a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, nesse espaço todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das bibliotecas circulantes. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.

Percebe-se que, sua expansão foi intensa, mutável e constante, tanto nas instituições públicas como nas privadas, seja de cunho preventivo ou terapêutico. Mas, o mais importante na atualidade, é que este local exerça sua real função, como ressalta Ramalho (2000, p. 76) descrevendo sobre a Brinquedoteca como, "local de estímulos para brincar livremente, por algumas horas do dia", e assim, com possibilidades de aprendizagens por meio do brincar na infância e concretizar-se como espaço de atividades lúdicas presente em ambientes escolares, geralmente direcionadas ao público infantil, já que a brincadeira é inerente ao ser humano.

A Brinquedoteca favorece o cultivo da brincadeira, de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida, como destaca Almeida e Casarin (2002, p. 2), a Brinquedoteca na escola, “é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com muitos jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade”.

A brinquedoteca ela é um instrumento pedagógico que auxilia o pedagogo no dia a dia com seus educando, mas para isso esse espaço deve ser pensado, organizado e orientado pelo pedagogo, e sempre observando a interação do estudante com os brinquedos ou diversos materiais que a sala pode oferecer.

O ambiente de uma brinquedoteca deve ser de extrema harmonia, desafiador, rico em estímulos e aconchegante, longe do formalismo que a escolas oferece. O lúdico esta sempre presente e é assim com atividades lúdicas, mas educativas que as crianças aprendem e contribui o conhecimento e o desenvolvimento tanto social mais também pessoal que cada uma possui, assim possibilitando também a criança a se conhecer melhor, a se dominar e de tudo mais um pouco, com a utilização de um espaço lúdico informal com a utilização de brinquedo/jogos e outros.

Para a utilização da brinquedoteca o pedagogo deve ter citado no planejamento, pois a utilização do espaço é rico em aprendizado e também ajudando a resgatar o direito de brincar, porem o pedagogo deve estar ciente na utilização, pois esse espaço requer um cuidado se não vira uma sala de perca de tempo e não de auxilio ao professor.

O ambiente de uma brinquedoteca não é necessariamente sofisticado, pode ser em uma sala qualquer onde ofereça segurança ao público que ira fazer a utilização. Ela pode ser dividia em diversas maneiras como o continho do faz de conta, canto das atividades de pintura e é claro quanto mais opção melhor ficara o local, deve conter também jogos de tabuleiro, televisor com DVD, peças de montar, fantasias, bonecas (o), no caso deve existir todos os tipos de brinquedos na sala, assim deixando a criança mais a vontade, mas sempre lembrando que os brinquedos devem ser adequados para as crianças, de fácil manuseio, com uma durabilidade maior e também segura, para não ocorrer nenhum acidente.

Como se sabe todo ambiente onde é de uso coletivo deve sempre conter regras para melhor satisfazer ambos, portanto dentro de uma brinquedoteca tem regras existentes também para assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com