TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Trabalho Escolar: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado um dos métodos de ensino–aprendizagem diferenciados que trazem resultados significativos e satisfatórios, para o aluno durante seu processo, desenvolvimento, sua trajetória na vida escolar. Um método lúdico e ao mesmo tempo divertido de absorver informações e ensino sobre diversas matérias do contexto escolar, onde uma das definições mais importantes deste método se diz respeito a brincar e aprender ao mesmo tempo, unindo o útil com o agradável para a criança durante seu processo de ensino-aprendizagem.

Este trabalho vem demonstrar que o processo educacional de ensino-aprendizagem se desenvolve através de variadas vertentes que trazem resultado imediato para ambas as partes tanto educador quanto educando dentro do contexto escolar, sendo que uma destas vertentes se chama brinquedoteca, através do qual o aluno absorve o aprendizado de uma maneira lúdica e divertida não ficando preso somente ao sistema de ensino-aprendizagem que o governo impõe para os educadores, rompendo com paradigmas e linhas de padronização impostas pelo governo. Importante lembrar que estas novas ferramentas e linhas de ensino-aprendizagem tragam resultados satisfatórios e melhores do que aquelas utilizadas há bastante tempo, como por exemplo, a cópia produtiva através do qual os alunos copiam do quadro às vezes de forma robótica ou que seja necessário copiar para não perderem nota e terem consequências maiores através da educação familiar. Que a brinquedoteca desperta e traz a tona o lado da fantasia e da criatividade dos alunos que são outras ferramentas que são de grande utilidade, para o desenvolvimento global de todo o universo dos alunos.

Importante visualizarmos esta ferramenta (brinquedoteca) como suporte para observar em quais matérias os alunos apresentam dificuldades escolares, sendo assim os educadores analisam e fazem da mesma de uma forma lúdica, dessa maneira os educadores podem observar e desenvolverem trabalhos pedagógicos lúdicos servindo como orientação e de suporte para amenizarem as dificuldades que os alunos apresentam ter.

Este trabalho vem mostrar que esta ferramenta se torna de grande valia para o suporte pedagógico, sendo que através desta prática se torna possível alcançar grandes resultados e benefícios para ambas as partes educadores e alunos.

DESENVOLVIMENTO

Este trabalho foi realizado através de três perguntas referentes à brinquedoteca, ou seja, qual a visão que uma criança tem sobre a mesma. Primeiro foi feito um termo de consentimento através do qual não iriam ser revelados os nomes das crianças participantes desta entrevista referente ao tema abordado. Foram feita a entrevista com 3 crianças com faixa etária entre 10 e 11 anos, sendo que duas estudam na mesma escola e uma criança em escola diferente, duas crianças na 6ª série e uma no 4º ano.

As respostas dadas pelas crianças compartilham a mesma visão em relação à brinquedoteca enxergando a mesma como um lugar de diversão, brincadeiras e festas, não como um local de ensino – aprendizagem, como mostra algumas perguntas respondidas pelas mesmas. Você sabe o que é uma brinquedoteca? É um lugar onde comemora aniversário, tem brinquedos como chiador, tirolesa. É um lugar onde comemora festa, há vários brinquedos. Percebe-se que é comum estas respostas serem ditas, pois não existem ou quase não existem uma brinquedoteca que fazem parte do ensino - aprendizagem escolar dentro do contexto da escola, não faz parte da cultura das escolas de Ipatinga de ensinarem através deste método, o que é comum ocorrer é cópias reproduzidas, muitos cadernos, livros e apostilas para estudarem, acreditando que através da repetição e da gravação, da cópia a internalização da aprendizagem acontece. É importante frisar que estas respostas que foram dadas são o que elas conhecem e vivenciam sobre o tema abordado.

Devemos lembrar que há uma necessidade de modificações e transformações em toda a formatação e estruturação do contexto escolar para que as formas de ensino-aprendizagem sejam mais agradáveis, eficazes, eficientes que tragam prazer, despertando assim prazer para os alunos, ou seja, cada época seu contexto histórico –social – cultural tem sua maneira específica de aprendizagem. Na época dos antigos a aprendizagem acontecia de uma determinada forma, será que hoje o método funciona da mesma maneira, será que não é necessário inovar, criar e reconstruir novas formas de ensino-aprendizagem para os alunos?

Na realidade se formos analisar a brinquedoteca nada mais é do que ludicamente aprendendo brincando, através do qual o aluno possa absorver a aprendizagem de uma maneira criativa, inovadora, prazerosa envolvendo todas as matérias do contexto escolar estimulando no aluno uma sede de busca de novos conhecimentos para que ajudem e contribuam na trajetória do seu contexto escolar.

Cunha (2001, p. 15 e 16) afirma que,

[...] a brinquedoteca é um espaço criado para favorecer a brincadeira, [...] “aonde a criança (e os adultos) vão para brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de potencialidades e necessidades lúdicas”. E ainda, “muitos brinquedos, jogos variados e diversos materiais que permitem expressão da criatividade”. Desta forma, a autora disserta que a brinquedoteca propicia a construção do saber, sendo uma “deliciosa aventura, na qual a busca pelo saber é espontânea e prazerosa.

Devemos analisar e lembrar que as crianças de hoje não são como as crianças de antigamente, ou seja, que as crianças de antigamente demoravam para absorver o aprendizado devido a estrutura e as condições que o ensino era transmitido, estudar antigamente era difícil. Hoje em dia torna-se fácil de estudar, a tecnologia é importante e facilita bastante para os alunos absorverem aprendizado, no primeiro dia de nascido os alunos já abrem os olhos, estes fatores influenciam na trajetória escolar dos alunos entre outros. Hoje em dia com tanta facilidade a tecnologia e suas inovações, através de celulares e outros meios de comunicação, não tendo uma criação de estímulos de novos métodos de aprendizagem causando talvez desinteresse por parte do aluno de absorver e captar os conhecimentos escolares tradicionais, fazendo com que isso seja importante em todo contexto da vida do aluno, ou seja, se torna extremamente importante criar métodos que chamam a atenção, concentração do aluno e que faça com que o mesmo desperte o interesse de sempre ir além do que ele possa conhecer.

Fernandes Lima e Luccas Delmônico 2010 afirmam que,

No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um "depósito ou cantinho" de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.

De acordo com o que os autores colocam acima se torna indispensável frisar de que a escola torna-se responsável por aquilo que o aluno virá a ser no futuro em todas as suas dimensões existências no seu contexto educacional, contexto familiar, contexto social, entre outros.

Fernandes Lima e Luccas Delmônico2010 afirmam que,

No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.

O que os autores colocam acima é que a brinquedoteca trabalha diversas funções que são de extrema importância e que ao mesmo tempo são pilares não só para a trajetória escolar, mas também várias outras vertentes e universos dos alunos. Confirmando também que o educador que adota este método dentro da sua formatação e estrutura de ensino alcança resultados objetivos e esperados de desempenho, metas dentro da trajetória escolar dos alunos não somente os alunos, mas também os educadores. Os educadores devem estar alerta o tempo inteiro para lembrarem de que às vezes novas fórmulas de ensino-aprendizagem alcançam resultados imediatos e que servem como modelo de ensino-aprendizagem no campo da educação.

Devemos lembrar de que todos os métodos de ensino-aprendizagem têm seu valor e seu grau importância, o que às vezes se torna necessário os educadores variarem sua forma de ensino-aprendizagem para que os alunos absorvam de forma mais qualitativa e de um aproveitamento melhor enquanto cidadãos da educação, entre outras maneiras em que se apresentam na sociedade pós-moderna. Pois desta maneira estratégica de ensino-aprendizagem os alunos ficam mais antenados, atualizados, por dentro das matérias que tem que aprender e colocarem em prática.

Dentro da brinquedoteca tem outros elementos indispensáveis para uma produtividade, rendimento, aproveitamento melhor do processo ensino-aprendizagem, que se torna um ambiente mais acolhedor, que tem a cara dos alunos, propiciando desta maneira uma qualificação, capacitação, aperfeiçoamento e reforço de alguns conteúdos que trazem dificuldades para que os alunos de fato absorvam o ensino-aprendizagem que necessitam ter ou alcançar dentro do contexto escolar. Torna-se um ambiente de auxílio para que diversifiquem a prática pedagógica recorrendo a outros olhares e pontos que ainda estavam distantes, ou

sendo discutida, uma realidade que ainda estavam em processo de construção, sendo que esta realidade de prática pedagógica se apresente em alguns pontos dos estados brasileiros e sendo que em outros estados brasileiros está prática esteja somente no papel, desta maneira não sendo utilizada e tendo aplicabilidade de fato no processo de ensino-aprendizagem.

.

CONCLUSÃO

Devemos lembrar de que este tema torna-se de relevância extremamente importante não somente levando em consideração o aluno, mas também a figura e a representatividade do educador dentro do contexto escolar.

Necessário lembrar que este trabalho se torna um ponto primordial de reflexão para o educador. Quais métodos de ensino trazem resultados satisfatórios e que fazem diferença de fato na trajetória escolar dos alunos, os métodos de ensino que o governo impõe aos educadores para ensinarem? Mesclar os antigos métodos com novas formas e investimentos de ensinos como esta apresentada neste trabalho? Mesclar o jeito de ensinar de cada educador com inclusões de novas possibilidades de ensino?

Conclui-se que seja importante que cada educador tenha consciência de que se faça necessário que se abra e que busque conhecimentos para novas práticas inclusivas de ensinos para alcançarem resultados satisfatórios e que o mesmo se reflita nos alunos durante sua trajetória escolar. Educador com mente aberta sempre aprimora e aperfeiçoa seus conhecimentos para busca de resultados e ensinos melhores de aprendizagem, enquanto o professor que não pensa em se abrir para o desconhecido sua prática se torna morta.

Sugiro que a brinquedoteca seja introduzida na grade curricular como prática de suporte pedagógico de disciplina e de ensino durante 1 vez por semana no período de aulas. Sugiro que tenha formações de capacitações de professores para utilizarem o espaço de uma maneira correta, aproveitável e com bastante eficácia, sendo que estes cursos sejam oferecidos no próprio local da brinquedoteca. Sugiro que seja criados espaços de brinquedotecas na cidade de Ipatinga, pois o que se observa nas escolas que raramente alguma escola oferece este espaço com este suporte pedagógico.

.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DELMÔNICO, Luccas Rosiane e LIMA, Fernandes R. Luciana. Estudo Sobre a Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como Espaço Mediador de Aprendizagens, Sob o Ponto de Vista dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Cornélio Procópio, 2010.

CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedoteca um mergulho no brincar. 4.ed. São Paulo: ed. Aquariana, 2010.

...

Baixar como  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »