TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Projeto de pesquisa: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

A atividade lúdica fornece às crianças um melhor desenvolvimento seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade, devido à certos jogos e brincadeiras, o que garante obtenção de novos conhecimentos.

Atualmente vivemos em um momento onde as crianças não possuem espaços significativos para brincar e criar suas próprias brincadeiras estão envolvidos em pequenos espaços tumultuados de brinquedos eletrônicos que pouco possibilita o acesso a criação, vivem na maioria das vezes em frente à televisão ou computadores.

Essa realidade vem gerando um mal desenvolvimento tanto para as crianças como para seus familiares. A necessidade de um espaço seguro onde a criança possa se desenvolver vem crescendo a cada dia, e a Brinquedoteca tem como função principal oferecer esse espaço e resgatar um direito que vem sendo negado às crianças, o de ser criança.

Construindo esse conhecimento através do lúdico a criança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornando a aprendizagem mais prazerosa. Daí a importância de se criar na sala uma Brinquedoteca “que é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico”.

É com esse olhar sobre a importância, que a Brinquedoteca possui para o desenvolvimento das crianças, que será realizada uma entrevista, na Escola Favinho de Mel, da cidade de Alegria, com o intuito de adquirir mais conhecimento sobre este assunto e poder compartilhar com as crianças o valor do brincar para elas.

2 DESENVOLVIMENTO

Para entender melhor sobre este espaço indispensável para as crianças, vamos a sua definição. Brinquedoteca é um espaço privilegiado para garantir a atividade lúdica infantil a todas às possibilidades para a formação da criança que o brincar representa. Segundo CUNHA (1997), Brinquedoteca “é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar”.

Para que as atividades desenvolvidas na escola sejam realizadas de maneira adequada, torna-se necessário, além de outras obrigações, que os educadores tenham capacidade para uma atuação, que atenda aos objetivos desejados em relação à aprendizagem escolar. Os próprios alunos do curso de Pedagogia, durante o processo de formação para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, necessitam adquirir as competências necessárias para trabalhar com brincadeiras e jogos com as crianças, vivenciando esse método durante o decorrer do curso.

A violência nas cidades faz com que, na grande maioria das vezes, a escola seja um dos únicos locais a oferecer à criança espaço para brincar. Entretanto, o caminho pelo qual o brincar consegue se inserir na escola de Ensino Fundamental, muitas vezes, é por meio do educar. Fato constatado por Marcelino (1997), que afirma: “raramente a atividade lúdica é considerada pela Escola, e quando isso ocorre, as propostas são tão carregadas pelo adjetivo ‘educativo’, que perdem as possibilidades de realização do brinquedo, da alegria, da espontaneidade, da festa” (p.85).

Os jogos proporcionam uma motivação na criança, ao realizarem algo como a própria confecção de um jogo, desperta nelas um sentimento de satisfação, elas sentem que podem construir, criar e ao mesmo tempo aprender. No jogo, há um aprendizado em aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o resultado e passar por frustrações. Fornecendo a criança um ambiente agradável, motivador que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. A brincadeira é a ação que a criança realiza ao concretizar as regras do jogo. Sendo um importante mecanismo para o desenvolvimento da aprendizagem da criança.

“É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma

criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera

cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das

motivações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos

objetos externos”. (VYGOSTSKY 1989, p. 109).

O jogo tem a virtude de permitir o desenvolvimento de diferentes capacidades sociais, emotivas, cognitivas, expressivas, afetivas, filosóficas etc. Permite-nos também, de forma muito objetiva, agir sobre as deformações da conduta social. Segundo FRIEDMANN (1996), o jogo espontâneo por ser livre permite as crianças expressarem através deles sua vontade de brincar, são facilitadores da autonomia, criatividade, experimentação, pesquisa e aprendizagens significativas. Já o jogo tradicional tem como características as regras, são os jogos dirigidos, que “tem como objetivo desequilibrar (sentido piagetiano) as estruturas mentais das crianças, no intuito de promover avanços no seu desenvolvimento”.

Ao brincar a criança usa a imaginação, ela vive sua infância e ao mesmo tempo se projeta ao futuro, para sua vida adulta. De acordo com Lopes “O jogo para a criança é o exercício, é a preparação para a vida adulta. A criança aprende brincando, é o exercício que a faz desenvolver suas potencialidades” (LOPES, 2005,35).

O brinquedo proporciona mudanças no processo de desenvolvimento da criança, no que se referem as suas necessidades e capacidades. A criança, com o brinquedo, pode colocar hipóteses, desafios, além de construir relações com outras crianças, com o meio que está localizado, com as regras e limites impostos pelos adultos.

Segundo SOUZA (1995), na Brinquedoteca devem existir todos os tipos de brinquedos, para que se apresente várias opções à criança, pois o brinquedo oferece a esta uma série de experiências que correspondem as suas necessidades específicas. Os brinquedos devem ser de construção simples e fáceis de manejar (isto para não frustrar a criança) duráveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com