TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Pesquisas Acadêmicas: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O brincar é a principal forma de a criança ser e estar no mundo. Por meio do brincar, a criança se relaciona com o outro e atribuem sentido ao espaço em que vive é essencial para saúde física, emocional do ser humano.

Quando a criança esta brincando ela entra num mundo de possibilidades. A brinquedoteca é um espaço onde as crianças e adolescentes aprendem a compartilhar brinquedos, histórias, emoções, alegrias. Através de brincadeiras coletivas elas desenvolvem aspecto de socialização, desenvolvimento motor e cognitivo. As atividades lúdicas fazem parte da vida do ser humano e, principalmente da vida da criança na qual o brincar é a essência da infância.

A infância é momento em que ocorrem muitas mudanças onde a fantasia traz novos sentidos, sentidos estes que acompanham certas semelhanças com a vida que as rodeiam, alem que acompanharem expressões corporais, psicológicas, sociais e afetivas.

A infância deve ser encarada como uma fase em que o aprendizado deve ser dado de maneira coerente à linguagem da criança, lembrando sempre que o brincar possibilita a aprendizagem. Brincar é fundamental porque brincando a criança expressa necessidades e desenvolve potencialidade.

Desenvolvimento

No Brasil, a brinquedoteca surgiu na década de 80, como espaço específico para o prazer, para o autoconhecimento, para afetividade, para a arte do relacionamento, da cooperação da autonomia, da comunicação.

Em 1981 surgiu a 1° brinquedoteca brasileira na escola Indianópolis, em São Paulo. Em 1984, criou-se a associação brasileira de brinquedos (ABB) responsável pelo crescimento da preocupação com os brinquedos e com as brincadeiras por todo o Brasil.

A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças da educação infantil.

Toda criança tem direito a brincar. Existem algumas leis nacionais e internacionais que afirmam que este comportamento seja garantido para todas possibilitando o direito a uma infância saudável. Pela lei 11.104/2005 é obrigatoriamente qualquer unidade de saúde que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação, a existência legal das brinquedoteca hospitalares. As crianças que residem em hospitais têm um lado emocional mais afetado, uma carência talvez maior e um desejo de brincar mais aguçado do que os que estão do lado de fora, com suas famílias. Por isso é importantíssimo que esse espaço ofereça prazer, comodidade e segurança para as crianças.

A brinquedoteca na escola pode ajudar a criança desenvolver um bom conceito das pessoas, onde La ela é respeitada em suas potencialidades e sua individualidade. É brincando que a criança explora o “ambiente” e enriquece o conhecimento aprendendo a discernir entre o certo e o errado. O brincar que acrescenta, valoriza, humaniza, torna crianças em sujeitos capazes de encarar as diversas situações da vida ate a fase adulta porque fortalece o intelecto.

A brinquedoteca também permite uma aproximação entre pais e filhos e possui varias representação, um espaço lúdico, terapeuta e político, pois alem de garantir o direito da criança pode brincar, se divertir. Através do aprendizado do cuidado com os brinquedos, com a preservação do patrimônio e o aprendizado do desprendimento e da posse dos brinquedos, seus freqüentadores aprendem conceitos de democracia e direitos sociais. Pois brincando o ser humano se constrói, se elabora e se forma.

Na atualidade no ambiente da brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, expressar, transformar, desenvolver, participar, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar na sociedade e na sua cultura. A importância da brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagem, o brincar faz parte e interfere no desenvolvimento da criança.

A brinquedoteca é muito mais que um espaço de depósitos de brinquedo. Seu principal objetivo é estimular o brincar e oferecer variedade de brinquedos e brincadeiras num local organizado que atenda da melhor maneira possível a todos.

A brinquedoteca é um núcleo de apoio pedagógico do curso de pedagogia, no qual os alunos podem pensar discutir, analisar, e investigar o valor do brinquedo e das brincadeiras no desenvolvimento da criança. Os brinquedos e as brincadeiras é uma grande importância pedagógica.

A forma de organização pode comportar ambientes que permitem o desenvolvimento de atividades, ambientes para jogos, artes, leitura, contos. É um espaço destinado ao trabalho em equipe, encontro e socialização, desenvolvimento da criança, expressão da linguagem infantil, brincadeiras de todas as idades.

É um espaço comunitário para favorecer a brincadeira, aonde crianças e os adultos vão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com