TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Ensaio: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Ensaio  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  210 Visualizações

Defina os quatro exemplos de contextos de aplicação das brinquedotecas.

1. Brinquedotece Escolar

2. Brinquedoteca Hospitalar

3. Brinquedoteca Comunitaria

4. Brinquedoteca Terapeutica

2. Descreva, em no máximo 15 linhas, os benefícios da brinquedoteca em cada contexto que citou como exemplo.

Contexto 1:

A brinquedoteca escolar deve ser um espaço interessante que convida a criança a brincar, favorecendo o seu desenvolvimento, dispondo de brinquedos para todas as faixas de idade presente na educação.

Por meio da brincadeira a criança adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais e sociais. O jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador e enriquecido, que po favorecem o desenvolvimento integral da criança e as possibilita uma vida mais harmoniosa.

Contexto 2:

Na Brinquedoteca hospitalar, o brincar deve ser livre, a brinquedoteca não deve ser usada para forçar procedimentos. A criança será mais colaborativa, quanto mais relaxada e alegre estiver.

Na Brinquedoteca devem ser organizadas oficinas e atividades em grupos que podem envolver, também as mães, os irmãos e demais acompanhantes e visitantes.

Contexto 3:

A Brinquedoteca comunitaria contribui para prevenir o risco social de crianças e adolescentes, diminuindo sua vulnerabilidade social por meio de ações preventivas que visam a sociabilização, o fortalecimento da auto-estima, a integração familiar, a capacidade de expressão e de intervenção social

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com