TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Trabalho Universitário: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar suas atividades lúdicas, para serem desenvolvidos saberes da vida pessoal e profissional com o intuito da criança se interagir e intervir em seu meio social de forma prazerosa, significativa e contextualizada.

Brincar é uma linguagem da criança, no brincar, ela expressa suas emoções, suas habilidades e dificuldades, e mostra aos adultos suas conquistas; mostrando a apropriação de uma linguagem diferente, característica do desenvolvimento infantil.

Ao brincar a criança permite ao adulto um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento infantil, que ao observar é fácil perceber conflitos entre as crianças e as maneiras em que elas mesmas encontram de solucionar os conflitos entre si. Através das brincadeiras, a criança vai se amadurecendo socialmente, adquirindo um convívio compreensivo futuro.

Em algumas brincadeiras as crianças relatam afetos. A criança que não brinca não aprende, não tem interesse, não tem entusiasmo, não demonstra sensibilidade e não desenvolve afetividade. Daí a necessidade de compreender o brincar como uma linguagem infantil, uma maneira que as crianças pequenas utilizam para falar não convencionalmente, mas para se expressar e demonstrar seus sentimentos, suas vontades, suas inquietudes.

Santa Marli Pires dos Santos (1997) relata que uma Brinquedoteca não significa apenas uma sala com brinquedos, mais em primeiro lugar, uma mudança de postura frente à educação. É mudar os padrões de conduta em relação à criança; esquecer métodos e técnicas tradicionais; buscando uma nova postura de educação para o bom desenvolvimento infantil e oferecendo-a ludicidade.

Portanto ao realizar este trabalho foi importante observar como um simples ato de brincar é rico, importante na vida e no imaginário da criança, que são atividades voluntárias e tem características fundamentais no fato de ser livre e feliz.

2 DESENVOLVIMENTO

BRINQUEDOTECA: SEU SURGIMENTO

A brinquedoteca foi criada em 1.934 em Los Angeles nos Estados Unidos, para solucionar problemas de roubos de brinquedos na loja, pelas crianças de uma escola Municipal. O dono a loja queixou-se com o diretor da escola sobre o roubo com que as crianças estavam cometendo, o diretor chegou à conclusão porque as crianças não tinham com que brincar. Assim iniciou um serviço de empréstimo de brinquedos como recurso comunitário. O chamado Los Angeles Toy Loan existe até hoje. Conforme Friedmmann (1998, p. 174) "ainda existe, em Los Angeles (E.U. A) a brinquedoteca chamada de 'Toy Loan' ou 'Toy Libraries', com propósito apenas de emprestar brinquedos, caracterizado como recurso comunitário".

No Brasil ela surgiu em 1.971 quando inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, foi realizada a maior exposição de brinquedos pedagógicos direcionados aos pais de crianças excepcionais, professores e estudantes. A exposição deu certo, a APAE em 1.973 estabeleceu o Sistema de Rodizio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos que ganhou o nome de Ludoteca em que todos os brinquedos foram centralizados e passaram a ser utilizados nos moldes das brinquedotecas circulantes.

Em 1.981, surgiu a Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola de Indianópolis em São Paulo, voltado para a brincadeira atendendo as crianças. Em 1.984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento e preocupação com brinquedos e brincadeiras do país. Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.) cujo texto diz, "A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos".

BENEFICIOS DA BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE ESCOLAR

No ambiente escolar, a criança tem a oportunidade de estar com outras crianças, de entender as diferenças e aprender a socializar-se. Regras e normas são válidas e cabíveis, mas deve-se tomar cuidado em quando e como serão introduzidas no processo educativo.

De acordo com RODARI (1982), por meio das Brinquedotecas avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades.

A instituição que a criança frequenta deve ter um espaço para brincadeiras livres, que tenha poucos móveis e com móveis funcionais como baús e cestos fáceis para guardar e organizar brinquedos para que a organização seja feita pela própria criança. Prateleiras também são interessantes para expor brinquedos e objetos variados que esteja no alcance da criança para que se interesse por algo. Tapete coloridos de borracha para que a criança sente, brinque e amortece a queda da criança para não se machucar; as mesas devem ser baixas e com os cantos arredondados, cores alegres que deem vida e alegria ao ambiente e composição de elementos linhas horizontais estimulam à calma, enquanto linha vertical estimula a ação. Combinação entre elas que cria o equilíbrio perfeito para a decoração. Tudo isto, para que as crianças sejam felizes, este é o objetivo mais importante, além de outros se sejam sem cobranças e sem sentirem que está atrapalhando alguém ou perdendo tempo.

Enquanto o ato de brincar seja um estimulo para o desenvolvimento da vida interior enriquece a capacitada de concentração a atenção favorecendo o equilíbrio emocional, desenvolvendo a inteligência, criatividade e sociabilidade.

As experiências e descobertas vem favorecendo o maior número de brinquedos que incentiva a valorização e brincadeira como recurso para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dando oportunidade para que a criança aprenda a jogar e participar enriquecendo o relacionamento entre crianças e suas famílias.

ORGANIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA

"A brinquedoteca tem magia, encanto, beleza,

[...] (CUNHA, 2001)".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com