TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Trabalho Escolar: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 8

Brinquedoteca instalada na Escola de Educação Infantil

Uma Brinquedoteca instalada na escola de Educação Infantil tem como objetivos proporcionar um momento do brincar para a criança e através disso conseguir estimular a capacidade de concentração e atenção, incentivar a valorização do brinquedo como meio de desenvolvimento intelectual, emocional e social, e ao mesmo tempo formando laços com outras crianças se socializando uma com as outras. Através dela a criança se sente mais a vontade para usar e abusar dos brinquedos como forma de aproveitar o máximo deles. Por isso uma brinquedoteca deve possuir os cantinhos que mais usamos hoje, que são cantinho da leitura, cantinho da beleza, cantinho de supermercado e vários outros cantinhos que a criança goste e se sinta bem para brincar. Além dos jogos e brincadeiras que estimulam a concentração, imaginação, atenção, raciocínio e que levam as mesmas através das brincadeiras aprenderem a se socializarem trabalhando em grupos e se cooperando entre elas. O brincar da criança dentro de uma Brinquedoteca na Educação Infantil, trabalha o seu desenvolvimento, já que assim ela aprende a conhecer, a fazer, a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia. Proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Por isso a brinquedoteca na vida de uma criança faz uma diferença enorme, pois com ela a mesma aprende brincando.

A Brinquedoteca dentro de uma faculdade ou universidade tem como objetivo auxiliar na formação dos educadores fazendo com que os mesmos saibam a importância que os jogos e as brincadeiras possuem no desenvolvimento da criança, pois muitos deles ignoram a capacidade de interagir com elas e até mesmo com os brinquedos. Por isso através desse auxilio, os educadores se preparam para exercer as atividades educativas incentivando as crianças as brincadeiras e aproveitam para observar o comportamento, as dificuldades, o desenvolvimento, as atitudes de cada uma, para que assim possa saber trabalhar de modo correto no aprendizado de cada criança. Sendo assim os educadores deve estar dispostos a aceitar essa mudança e querer conhecer o novo para a sua formação, pois mesmo sabendo que não é uma tarefa fácil, que exige bastante dedicação, esforço e o querer de cada um, levará o melhor para o seu aluno e deixá-lo também muito mais feliz e disposto para aprender.

Uma Brinquedoteca instalada no hospital tem como objetivo proporcionar a criança que mesmo doente a efeito de cuidados médicos possui uma vida normal e levando a mesma a sentir momentos alegres e descontraídos através dos brinquedos e das brincadeiras. Pois quando uma criança que está hospitalizada tem a oportunidade de viver o momento do brincar, ela se expressa, mostra quem é e sabe que não é um objeto que está sob cuidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com