TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Pesquisas Acadêmicas: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 8

2 BRINQUEDOTECA: ASPECTOS HISTÓRICOS

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959), "[...] a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito."

Para Kishimoto (1996, p. 78), no século passado, o vocábulo "Kindergarden" que corresponde ao jardim de infância, foi adotado por Froebel para distinguir instituições que adotavam o tipo francês de escola maternal que objetivava educar e prestar assistência preferencialmente à criança pobre. Os americanos geralmente fazem distinção entre escola maternal como instituição para crianças de 2 a 4 anos e jardim de infância destinado ao público infantil de 4 a 6 anos. No Brasil, os jardins de infância utilizam uma teoria destinada a educação das crianças e as escolas maternais são destinadas a prestar assistência.

Nos anos 70, houve uma expansão das creches, devido a movimentos sociais, quando surgiram questionamentos sobre as instituições infantis, colocando o brincar como proposta na educação de crianças em idade pré-escolar.

A brinquedoteca surgiu da valorização do brinquedo, tendo como objetivos básicos o empréstimo de brinquedos e a criação de espaços destinados à exploração lúdica. A brinquedoteca passou a ser conhecida e mais amplamente divulgada na Europa, a partir dos anos 60 e no Brasil em 80, estimulando instituições a destinarem a atenção ao brincar.

Segundo Negrine (1997, p. 89), a brinquedoteca está sendo considerada como uma das formas inovadoras atuais de pensar pedagógico, devido o reconhecimento da importância da inclusão das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento do indivíduo.

Nos países de língua inglesa estes espaços são chamados de "Toy-Library" (biblioteca de brinquedo), nos países de língua francesa "Ludothèque", "Lekoteks" na Suécia e no Brasil Brinquedoteca ou Ludoteca.

Friedmmann (1998, p.98), a primeira brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, nos E.U.A., época da depressão americana quando o proprietário de uma loja de brinquedos reclamou ao diretor da escola municipal que as crianças estavam roubando brinquedos de sua loja. O diretor concluiu que isto estava ocorrendo porque as crianças não tinham brinquedos para brincar. Assim iniciou-se um trabalho que até hoje existe, em Los Angeles, que objetiva o empréstimo de brinquedos e que é chamado Los Angeles Toy Loan.

Em 1963, a Suécia inaugura a sua primeira brinquedoteca, em Estocolmo, organizada por professoras, com o objetivo de orientar e realizar empréstimo de brinquedos a famílias com filhos excepcionais visando estimular o brincar.

A partir de 1967, surge na Inglaterra as primeiras Toy Libraries (bibliotecas de brinquedos) com o objetivo de conceder empréstimo domiciliar de brinquedos aos seus usuários, as crianças. Graças principalmente aos eventos como o II Congresso Internacional de Brinquedotecas, em 1981, em Estocolmo, Suécia; 1987 – Congresso Internacional de Toy Libraries (Toronto-Canadá) e em 1990 V Congresso Internacional de Brinquedotecas realizado em Turim, Itália, e 1993 Encontro Mundial sobre o brincar em Melbourne, Austrália, o movimento de brinquedotecas ganha o mundo.

Além destes países citados, África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá, China, Coréia, Finlândia, França, Grà-Bretanha, Itália, Hungria, Islândia, Índia, Israel, Irã, Japão, Jordânia, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Suiça, República da Irlanda também implantaram suas brinquedotecas, com a finalidade de empréstimo, entretenimento e desenvolvimento da criança que, embora com denominação e funções distintas, mas com o mesmo espírito de trabalho baseado no amor pelas crianças e o reconhecimento da importância das atividades lúdicas.

Segundo Santos (1995, p.125), em 1973 foi instituída a Ludoteca da APAE/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-São Paulo, prestando seus serviços através do rodízio de brinquedos entre as crianças. Em 1981, a Escola Indianápolis, em São Paulo, cria a primeira brinquedoteca brasileira, com características relacionadas as necessidades específicas das crianças brasileiras, priorizando o ato de brincar, realizando empréstimo de brinquedos e dando assistência direta à criança. Em 1985, com a criação da Associação Brasileira de Brinquedotecas houve uma expansão quanto a criação de brinquedotecas no nosso país.

Até 1995 o Brasil contava com aproximadamente 180 brinquedotecas, em diferentes estados, de vários tipos e funções. A Associação Brasileira de Brinquedotecas/ABB é uma entidade sem fins lucrativos, instituída por professores e profissionais da área de educação. Entre os objetivos da ABB estão o assessoramento as pessoas e instituições que desejam instalar brinquedotecas, estabelecer parceria com pesquisadores e instituições com interesse neste assunto, promover e incentivar o desenvolvimento de pesquisas na área, oferecer cursos e treinamento aos brinquedistas.

De acordo com Cunha (1997, p. 98), a diferença fundamental entre as "Toy Libraries" e a brinquedoteca brasileira é que no nosso país, sua atividade principal não é o empréstimo de brinquedos. Para esta autora, a brinquedoteca é um espaço que têm a finalidade de propiciar estímulos para que a criança possa brincar livremente, por algumas horas diárias. A sua importância e o reconhecimento do seu papel na área de educação têm crescido portanto, pode-se considerar a brinquedoteca como um agente de mudança em relação ao aspecto educacional. A brinquedoteca proporciona uma nova visão sobre a atividade infantil e constitui-se em um exemplo vivo da valorização das atividades lúdicas infantis. Além disso, a brinquedoteca objetiva respeitar as necessidades de afetividade, promove o respeito e minimiza a influência dos métodos educacionais muito rígidos, proporciona o direito de ser criança, enquanto desenvolve as capacidades infantis com espontaneidade e criatividade.

Segundo Friedmann(1998, p.132), no ano de 1982, em Natal, Rio Grande do Norte surge a primeira brinquedoteca daquele estado, através da iniciativa de uma professora de excepcionais. A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo inaugura a sua brinquedoteca em 1985 vinculada ao LABRIMP.

O LABRIMP (Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos), vinculado a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo possui, além da Oficina de criação de brinquedos, uma biblioteca, o museu do brinquedo e uma brinquedoteca contendo os cantinhos especiais, visando favorecer as brincadeiras através do mundo do faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com