TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca , um espaço para as diferenças

Seminário: Brinquedoteca , um espaço para as diferenças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Seminário  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

Brinquedoteca , um espaço para as diferenças

A brinquedoteca , hoje em dia é de extrema importância entre os processos educacionais.

Neste mundo onde todos buscam igualdade fica difícil não associar as crianças especiais como sendo um público alvo para essa nova perspectiva de

Educação onde o brincar é um processo extremamente importante.

Não precisamos de ambientes feitos só para essas crianças, mais sim , ambientes organizados, separados , com brinquedos que condizem com a realidade daquela criança.

Outro aspecto não menos importante são que para cada faixa etária existem brinquedos adequados aquela idade, precisamos de brinquedotecas com acessibilidade que facilitem a integração de todos

Brinquedo: um gênero: ampliando perspectivas

Na nossa sociedade quando se pensa em brinquedos para meninas logo remetemo- nos a boneca e meninos a carrinho, mais isso não passa de um esteriótipo estabelecido pela sociedade.

Devemos ressaltar a importância de termos em nossa brinquedotécas , brinquedos neutros, afinal, os brinquedos tem a função de ampliar o conhecimento e a experimentação de mundo da criança,de uma forma prazeirosa.

Os brinquedos tem um grande poder de inserção e de começar a formar identidades, com isso acho que o que mais precisamos para nossas crianças são os brinquedos didáticos , que incentivem a criança a aprender brincando.

As convenções de gêneros estão dadas, mais não são obrigatórias. Cabe aos adultos ampliarem as possibilidades que esses brinquedos oferecem, e dar novos significados a eles, de forma que nossas crianças possam crescer superando modelos empobrecedores acerca do mundo e acerca de sua própria natureza enquanto seres humanos.

O brincar no hospital

Hoje em dia é obrigatório o brincar em ambientes hospitalares , pois o brinquedo tem grande poder sobre a criança e pode ajudar em vários aspectos o tratamento da criança o que também torna o ambiente hospitalar menos inóspito e mais suave, podendo facilitar-lhe a aceitação do seu tratamento.

Quando o hospital não tem o ambiente do brincar, profissionais levam brinquedos condizentes com o que a criança pode brincar.

É importante frisar a importância do papel do brinquedista como facilitador da integração da criança nesse espaço de brincar, explorar e conhecer coisas, pessoas, e a si mesmo. Temos , com isso, que estar atentos na preparação e qualificação desses profissionais- os brinquedistas- no tratamento dado a estas crianças e também a seus familiares, acompanhantes.

Os profissionais brinquedistas devem estar preparados e inteiramente ligados ao universo infantil, sua importância é extrema e o principal é estar qualificado nas disciplinas pedagógicas que condizem com este trabalho.

A brinquedoteca é um ambiente ativo, onde as crianças estaram sempre brincando e interagindo umas com as outras, é um lugar privilegiado!

Até mesmo um adulto percebe a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com