TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedotecas

Tese: Brinquedotecas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o seu dia-a-dia e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras crianças. Acreditamos que por meio do brincar a criança elabora e reelabora as suas vivências. No espaço da Brinquedoteca acreditamos que o educar é construir junto, por isto e muito mais a importância de se conhecer e utilizar as brinquedotecas.

BRINQUEDOTECAS

A primeira brinquedoteca surge em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os brinquedos, devido ao fato de não terem brinquedos e nem condições para compra-lós. Com isso, criou-se um serviço de empréstimo de brinquedos, chamado de Los Angeles Toy Loan, como um recurso comunitário, utilizado até os dias atuais.

Em 1960 a brinquedoteca teve seu reconhecimento mundial, no século XX, quando se espalhou por toda Europa, em países como a Suécia, Inglaterra, Bélgica e frança. Na Suécia em 1963, em Estocolmo surgiu à primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação às famílias com necessidades especiais, uma vez que se acreditava que os brinquedos estimulariam o desenvolvimento dessas crianças. E na Inglaterra, em 1967 surgiram as Toys Libraries (Bibliotecas de Brinquedos).

O surgimento da brinquedoteca fez com que mais teóricos e pesquisadores investigassem sobre o lúdico, assim em 1976, realizou-se em Londres o primeiro congresso sobre a experiência de se emprestar brinquedos.

No Brasil, a Brinquedoteca surgiu na década de 80 como um espaço específico para a ludicidade, para o prazer, para o autoconhecimento, para a afetividade, para a empatia, para a arte do relacionamento, da cooperação, da autonomia, da comunicação, da imaginação, da sensibilidade e das vivências corporais.

Em 1971, inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. Como essa exposição deu certo a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, espaço que ganhou o nome de Ludoteca, com o objetivo de emprestar brinquedos para seus alunos.

A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.

Devido aos diferentes propósitos e características, as brinquedotecas tornaram-se agentes provocadoras de mudança no trato educacional, principalmente porque o principal personagem deste espaço lúdico é a criança. Atualmente este espaço é considerado um local de estímulos para a criança brincar livre por algumas horas do dia.

A Brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda. É um lugar onde leva a criança a se expressar, a imaginar, a representar, a imitar, a competir, a criar entre muitas outras.

Sendo uma instituição voltada para o público infanto-juvenil, observa-se que ela atua em situações ou lugares diferentes, cumprindo diferentes papéis em escolas, creches, universidades, hospitais, museus, clubes, favelas, presídios, etc. Para implantar uma brinquedoteca é necessário ter definidos os objetivos, as atividades, a localização, as regras, as normas para atendimento, os acervos a serem oportunizados e também fazer uma pesquisa sociocultural e ambiental sobre a comunidade local.

Dente as principais regras destacam-se: um número “x” de crianças a serem atendidas, quantas vezes as crianças irão visitar a brinquedoteca, planejamento específico das atividades que envolvem momentos de integração social (dinâmicas), brincar livre, música e dança, hora do conto, faz-de-conta, fantoches, jogos e brincadeiras dirigidas, projetos didáticos.

É fundamental que as crianças saibam o que pode e o que não pode ser feito. Os limites devem ser colocados de forma clara e devem sustentar-se em explicações e não apenas na autoridade de quem os coloca. As regras são acordos elaborados pelos integrantes do grupo que beneficiam a todos, ordenando as relações.

Apesar de ser um lugar do brincar, este espaço não se dá sem a presença de um educador-brinquedista, que é o encarregado de fazer com que estas brinquedotecas sejam um espaço ideal de trabalho lúdico de forma saudável e prazerosa a criança, onde se aprende brincando. O educador-brinquedista atua como mediador deste livre brincar. Ele toma como seu objetivo acolher e apoiar as escolhas lúdicas das crianças, mediando as suas interações com as outras crianças e com o brinquedo em si. Neste sentido o educador deve gerar projetos no espaço da brinquedoteca que priorizem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional. A Brinquedoteca, como a biblioteca, atende públicos diversificados, por isto o profissional que fará a mediação das atividades no lugar, deve ter conhecimentos de seu funcionamento.

Independentemente do tipo de brinquedoteca, deve haver uma preocupação com a organização dos espaços e com os tipos de brinquedos disponíveis. O espaço e a disposição dos brinquedos devem promover o livre acesso da criança e oferecer segurança.

Segundo Hypolitto (2001, p. 34) existem diversos tipos de brinquedotecas:

• Brinquedoteca comunitária;

• Brinquedoteca em instituições de atendimento especial;

• Brinquedotecas em universidades e faculdades;

• Brinquedotecas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com