TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bússola - Norte Magnético E Norte Verdadeiro

Artigos Científicos: Bússola - Norte Magnético E Norte Verdadeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 2

Bússola

A bússola é um objeto utilizado para orientação geográfica. Sua construção ocorreu tendo como referência a rosa dos ventos, que é composta pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. É um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético terrestre.

O desenvolvimento da bússola data do ano 2000 a.C., e a busca pelo seu aperfeiçoamento ocorreu durante séculos. Um avanço considerável foi obtido quando se descobriu que uma fina peça de metal poderia ser magnetizada, esfregando-a com minério de ferro. Em 850 d.C., os chineses, em busca de maior precisão desse instrumento, começaram a magnetizar agulhas de forma a ganhar maior precisão e estabilidade, surgiu então a bússola - que atualmente funciona com o mesmo princípio desenvolvido pelos chineses.

Em razão da grande importância operacional da bússola, astrônomos e cartógrafos foram os principais responsáveis pela inserção desse objeto de orientação no ocidente. A bússola foi de suma importância nas grandes navegações, servindo como principal ferramenta de orientação geográfica dos navegadores.

O objeto é composto por uma caixinha de material transparente, chamada de cápsula, dentro dela existe uma peça metálica chamada de agulha. Fatores como depósitos de minério de ferro, linhas de alta tensão, vedações e outros objetos que possuem ferro, interferem no funcionamento preciso da bússola, pois a agulha magnetizada sofrerá influência desses objetos.

Norte Magnético e Norte Verdadeiro

Os Pólos Norte e Sul geográficos são uma convenção humana, enquanto os pólos magnéticos são consequência de um fenômeno natural. Os pólos geográficos são os lugares onde o eixo de rotação da Terra corta a superfície do planeta. Já os pólos magnéticos são os pontos do planeta em que um ímã aponta para baixo, formando um ângulo de 90 graus com o chão. Isso acontece porque a Terra também é um ímã gigante, fato conhecido desde a Antiguidade. Até o início do século 19, acreditava-se que os pólos geográficos e magnéticos ficavam no mesmo lugar. Mas, em 1831, o explorador inglês James Clark Ross chegou pela primeira vez ao lugar do Ártico onde a bússola aponta para o chão - o norte magnético - e descobriu que os pontos não coincidiam. Naquela mesma época, na Dinamarca, o físico Hans Oersted fazia suas primeiras pesquisas sobre eletromagnetismo, ciência que anos mais tarde ajudaria a explicar esse fenômeno.

A diferença entre o Norte verdadeiro e o magnético é chamada de declinação magnética. A declinação magnética de um local é a medida do ângulo formado entre a direção do norte magnético, apontado pela agulha de uma bússola, com direção ao pólo verdadeiro. Norte verdadeiro usa o Pólo Norte como referência 0°, sendo que o norte magnético usa o Pólo Norte Magnético, que está realmente no Canadá Setentrional. O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra. Os dois nortes, portanto, expressam fenômenos geofísicos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com