TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CANAIS DE DISTRIBUIÇAO

Artigos Científicos: CANAIS DE DISTRIBUIÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Ter um bom produto, bem ou serviço não é o suficiente para conquistar o mercado. Há a necessidade que esse produto chegue até o cliente da melhor forma possível, seja esse um produto de consumo ou industrial. Nesse sentido, é necessário identificar adequadamente os meios para distribuir o produto, para que esse chegue ao cliente certo, na quantidade certa e no momento certo.

Um bom produto pode não ser bem aceito no mercado, caso esse não esteja disponível nos lugares certos para o consumo. Portanto, o sucesso ou fracasso de um produto depende de sua disponibilidade para consumo, no tempo e quantidade certa. O cliente ao procurar uma determinada marca, não a encontrando, tenderá a comprar outra marca qualquer. Dessa forma, um dos instrumentos da Logística que busca solucionar esse problema é o desenvolvimento e utilização de um correto Processo de Distribuição.

CONTEÚDO

INTRODUÇÃO 5

DESENVOLVIMENTO 7

HISTÓRICO DA EMPRESA 7

RAMO DE ATUAÇÃO 8

ARMAZENAGEM 8

TRANSPORTES 10

CUSTOMIZAÇÃO 11

CANAL DE DISTRIBUIÇÃO 11

OBJETIVO DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

O aumento da competitividade global obriga produtores e canais de distribuição a se desenvolverem constantemente com o intuito de oferecer ao consumidor a melhor relação custo/beneficio. O desenvolvimento por parte dos produtores de seus canais de distribuição passa pelo conhecimento que estes devem ter de:

• Motivo de compra do público alvo;

• Localização geográfica desse público;

• A experiência que o cliente tem em relação ao uso do produto;

• Quem são os concorrentes;

• Quanto o cliente está disposto a pagar para ter o produto;

• Qual o volume de vendas que este mercado absorve.

Baseados nesses dados, os produtores precisam selecionar canais que possam entender e colaborar no processo de compra do cliente, aumentando o valor da marca e solidificando o posicionamento desta junto ao seu público alvo.

Os canais de distribuição não podem ser apenas revendedores. Eles devem fazer parte da cadeia de distribuição como elo que recolhe informações constantemente e as disponibiliza para produtores e demais membros dessa cadeia. Com isso, todos os envolvidos podem gerar valor para o cliente.

Cuidados com a reputação, a especialização na venda e disponibilidade dos canais em se aprimorarem na venda dos produtos de um fabricante são requisitos fundamentais no momento da seleção de canais. Os fabricantes não podem se dar ao luxo de simplesmente colocarem os seus produtos em qualquer distribuidor. A escolha da revenda deve ser pensada estrategicamente de forma a não comprometer a marca, o produto, o nome da indústria e todo o trabalho desenvolvido na construção do posicionamento da empresa junto ao seu consumidor.

A gestão de canais de distribuição é sem dúvida o novo desafio para que os produtores possam vender mais, agregarem mais valor ao produto e oferecer a melhor relação custo/beneficio para um cliente cada vez mais exigente.

DESENVOLVIMENTO

HISTÓRICO DA EMPRESA

Fundada em junho de 1997 para atender a demanda de embalagens destinadas às Indústrias Agroquímicas do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, a Fameam Logística inicia suas atividades com a armazenagem desses produtos, fazendo a gestão de estoques de matéria-prima para a produção. Em seqüência passa a atender seus Clientes com o serviço de transporte, realizando a transferência de produtos entre o CD (Centro de Distribuição) e a fábrica, ou a entrega a consumidores finais e distribuidores, sempre no conceito “just in time”, contribuindo com ganhos logísticos significativos ao setor, ampliando atendimento também à Indústria Química da Região.

Com o crescimento natural do negócio, a Fameam Logística é homologada como fornecedor de serviços a grandes empresas, vindo a estruturar outras unidades de atendimento para melhor atender a este mercado, passando a atuar com pontos de apoio tanto na Grande São Paulo (hoje em Osasco), como no Interior do Estado, onde se adapta às operações abrindo Unidades de Apoio sempre que necessário, afinando assim, procedimentos operacionais e logísticos adequados a seus Clientes, passando a garantir e incorporar em suas atividades, significativo atendimento a diversos setores da indústria Alimentícia, Pneumática, Auto-Peças, Embalagens, Eletrônicos, Química e Agroquímica, colhendo frutos e mantendo metas de elevada produtividade.

Este convívio com um grupo seleto de Clientes e a manutenção do foco de atuação no segmento de cargas químicas e no setor industrial foi extremamente salutar para a sociedade, que passou a ter um desempenho bastante positivo nos seus primeiros 5 anos de vida, solidificando uma carteira de Clientes de alto gabarito, que se mantém fidelizados até hoje.

A qualidade de vida e o respeito à natureza regem a Fameam Logística. O seu programa de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade são movidos por investimentos em treinamentos, na infra-estrutura de suas instalações e em sistemas de controle. Planos e ações para emergências, tanto nas estradas como nos seus centros de distribuição, garantem segurança às operações. Isso fez com que em janeiro de 2005 a Fameam Logística tivesse a sua certificação SASSMAQ, garantindo o serviço adequado de transporte para a indústria química, contribuindo também para que em 2007 tivesse a sua parceria com a ABIQUIM, participando do programa Atuação Responsável.

Com muita seriedade nos compromissos, qualidade de atendimento em elevação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com