TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPITAL HUMANO

Casos: CAPITAL HUMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  3.105 Palavras (13 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE MONTESSORIANO DE SALVADOR

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL

EDVALDO SOUZA

LUCIENE GUEDES

MÁRCIA BOA MORTE

CAPITAL HUMANO E O PROCESSO SELETIVO

NAS ORGANIZAÇÕES

SALVADOR

2011.2

EDVALDO SOUZA

LUCIENE GUEDES

MÁRCIA BOA MORTE

CAPITAL HUMANO E O PROCESSO SELETIVO

NAS ORGANIZAÇÕES

Projeto apresentado com requisito parcial, do projeto interdisciplinar, do curso de Administração da Faculdade Montessoriano de Salvador.

Orientação: Prof.ª Mariana de Paula Faria

SALVADOR

2011.2

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------------04

2.0 CAPITAL HUMANO -----------------------------------------------------------------------------------05

3.0 RECURSOS HUMANOS E PROCESSO SELETIVO -------------------------------------------07

3.1 RECURSOS HUMANOS---------------------------------------------------------------------------------08

3.2 PROCESSOS SELETIVOS------------------------------------------------------------------------------09

3.2.3 A IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO ADEQUADA PARA O CAPITAL HUMAN0 -----------11

4.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------------------13

5.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------------------------14

.

1.0 INTRODUÇÃO

O estudo do capital humano e o processo seletivo nas instituições tornaram-se temas de interesse para os empresários que investem no processo organizacional e na estrutura formal empresarial com o objetivo de elaborar estratégias eficientes para melhorar o desenvolvimento da sua organização.

Capital humano não pode ser considerado apenas pessoas preenchendo vagas e sim competência, talento, qualificação e motivação. Sem essas qualidades não tem como uma organização se manter, pois os trabalhadores não são apenas máquinas que produzem.

O objetivo é abordar sobre o capital humano, e processo seletivo para que a seleção dos candidatos.

Competentes, experientes, e com perfil adequado nas instituições sejam individuais.

A identificação pelo potencial de cada candidato durante a seleção é uma missão muito importante para que a potencialidade de cada um não seja ignorada ou mal aproveitada numa seleção inadequada na avaliação da competência, criatividade e atitudes dos indivíduos.

Baseado nos estudos de Carlos Faccina é inevitável não estarmos atualizados perante as mudanças constantes que vivemos ultimamente é necessário adquirir conhecimentos sobre as mudanças do mercado.

Na tentativa de compreender o meio que nos cerca especificamente como gestores de organizações empresariais o mercado dominado por consumidores e clientes arredios exigentes e infiéis por vezes, desconhecidos necessários se faz incluir as inovações tecnologias que invadem nossa vida pessoal (e-mails e celulares) e que nos obriga a atualização constante. (FACCINA, p.96, 1998).

Para formar uma equipe que possa estar atualizada com as mudanças, é importante que o quadro de colaboradores seja selecionado por profissionais capazes de escolher a pessoa certa para cada função, formando um grupo que possa atuar com competência e objetivo comum.

O trabalho será realizado através de pesquisa bibliográfica utilizando dados baseados em conteúdos de livros de autores especializados em capital humano e processo seletivo.

2.0 CAPITAL HUMANO

O Capital intelectual é a principal fonte de intangíveis de uma empresa e uma diferencial competitiva em relação aos concorrentes. O capital intelectual teve sua origem na propriedade intelectual os componentes de conhecimento de uma empresa, reunidos e legalmente protegidos. É um conjunto de benefícios intangíveis que agregam valores á empresa.

Segundo Brooking Apud Antunes e Martines (2002), o capital intelectual pode ser dividido em três categorias:

Ativos de mercado que é o potencial que a empresa possui em decorrência dos intangíveis que estão relacionados ao mercado tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, negócios em andamento, canais de distribuição e franquias.

Ativos humanos compreendem os benefícios que o indivíduo pode proporcionar para organizações por meio da sua criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica.

Ativo de infra-estrutura compreende as tecnologias, as metodologias e os processos empregadores, como cultura, sistema de informação, métodos gerenciais, aceitação de risco, banco de dado de clientes.

O capital intelectual pode dividido em dois grandes capitais, como estrutural que são os ativos intangíveis relacionado com a estrutura e os processos de funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com