TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Tese: CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

NTRODUÇÃO

A empresa CAWMAN - Caldeiraria, Manutenção e Montagem Industrial Ltda, foi fundada em 14 de Fevereiro de 2006, para realizar o desejo de seus fundadores em adquirirem estabilidade financeira.

A empresa atende a quatro (04) empresas, todas de grande porte, da cidade e municípios adjacentes que atuam na siderurgia e metalurgia. Prestam serviços na área de manutenção dos equipamentos das empresas, fabricação e montagem de estruturas metálicas industriais.

Outro

serviço prestado é a fabricação e montagem de peças e equipamentos para fornos de indústrias metalúrgica como galpões, plataformas, camisa para eletrodo de fornos, tremonhas, peneiras, filos, etc.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A empresa CAWMAN – Caldeiraria, Manutenção e Montagem Industrial Ltda, está situada à Rua “B”, Nº 472, no Bairro Paulo VI, do município de Várzea da Palma, no Estado de Minas Gerais. Tem como inscrições: no Estado: isenta; no município – 243v/09, registro JUCEMG – 3120749399-1.; CNPJ – 07848889/0001-00. Tem como sócio o Sr. Adeílson Batista de Freitas, com formação escolar de Ensino Médio completo, com função de sócio administrador e do Sr. Alessandro Batista de Freitas, com a mesma formação escolar.

É uma empresa de caráter privado, sociedade limitada e não optante pelo Simples nacional. A empresa é de pequeno porte e conta com vinte (20) funcionários efetivos que são regidos pela Consolidação das leis do Trabalho (CLT), e mais cinco (5) colaboradores que trabalham por contrato temporário de prestação de serviços, que exercem as funções de:

* Soldador; Montador; Mecânico; Caldeireiro; Ajudante Geral; Secretária; Auxiliar de escritório; Operador de mão de obra.

A realização do Plano de Estágio I, exigência do Curso de Administração da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS tem como objetivo analisar a Gestão de Pessoas da empresa CAWMAN, verificando a forma de contratação, a rotatividade e a motivação dos funcionários e como estes contribuem para o seu desenvolvimento e afirmação no mercado de trabalho.

Para a realização

deste plano será utilizada como metodologia a pesquisa de campo realizada dentro da própria empresa, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa documental e a observação direta dos processos envolvidos na administração da mesma.

A coleta de dados na empresa foi realizada no período de 16 a 25 de março de 2010, totalizando 60 horas de estágio.

* 3-CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO A administração atual, devido seu crescimento e ao evento da globalização, tem se tornado cada vez mais necessário o aprendizado constante dos colaboradores e gestores.

Assim, torna-se necessário descobrir na empresa talentos e novas técnicas de administração que reflitam a situação atual. A gestão de recursos humanos dentro da empresa é um setor que merece atenção, pois é onde se concentra os talentos da empresa.

Neste sentido, promover o constante aprendizado dos colaboradores é hoje uma necessidade vital da empresa que quer se manter no mercado competitivo e, ao mesmo tempo, apresentar um bom diferencial.

Este trabalho te por objetivo demonstrar a importância da gestão das áreas da administração, incluindo a contabilidade, matemática, teoria da administração e economia. Baseou-se na analise de gestão de colaboradores na empresa estudada.

A análise foi realizada através da observação dos métodos e processos da empresa.

*

3.1 MISSÃO DA EMPRESA

Prestar um serviço de qualidade, zelando pela durabilidade e confiabilidade de seus produtos, atendendo aos clientes em todas as suas necessidades superando as expectativas através

da excelência de nossos produtos e serviços, investindo em tecnologia e no aprimoramento constante de nossos colaboradores.

3.2-VISÃO DA EMPRESA

Ser uma empresa reconhecida pela sua excelência de seu desempenho, comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população, gerando produtos de qualidade que não afetem o meio ambiente, conquistando a liderança no mercado sendo reconhecida como uma empresa de qualidade, aberta a negócios e com foco nas necessidades dos parceiros e clientes.

3.3 ÁREAS FUNCIONAIS E SUA ESTRUTURA

O maior patrimônio da empresa são as pessoas que nela trabalham. Uma boa administração de pessoal favorece a criação de um quadro de pessoal que atenda as reais necessidades da empresa e que trabalhe visando à estabilidade da mesma no mercado. De acordo com Chiavenato (1999), a questão básica é escolher entre tratar as pessoas como recursos ou como parceiras da empresa.

3.4 FUNÇÕES X ÁREAS FUNCIONAIS

A empresa CAWMAN conta com vinte funcionários que atuam em diversos cargos ligados ao tipo de serviço que presta. O recrutamento destes funcionários se dá através da análise de currículos do pretendente ao cargo oferecido, finalizando o processo de seleção com entrevista do mesmo realizada pela gerência.

Há uma pré-seleção dos currículos entregues na empresa que é realizada pela secretária, onde é levada em conta a experiência do pretendente ao cargo e a verificação de sua vida profissional.

A integração do novo funcionário é feita a partir do contato com os mais antigos e não foi relato nenhum problema

de relacionamento, uma vez que todos encaram a empresa como uma família. Os conflitos são resolvidos pela gerência, mas não existe um padrão para a resolução dos problemas.

Não há critérios estabelecidos para a avaliação profissional nem cursos para treinamento na área de atuação de cada funcionário, devido, principalmente à falta de realização de tais eventos na cidade e internamente. Para Souza (2008, p. 82) “a avaliação de desempenho é uma estratégia fundamental para o sucesso organizacional visto que por meio dela é possível verificar o desempenho de cada colaborador”

A administração de cargos e salário gira em torno do estabelecido pela categoria com todos os benefícios da lei vigente, mas sem incentivos salariais ou sociais.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com