TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA

Projeto de pesquisa: CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é uma atividade exigida pela graduação, especificamente a licenciatura, que visa dar a oportunidade de experiência no magistério ao futuro professor em situações reais de sala de aula.

O distanciamento entre teoria e prática é diminuído com o trabalho proposto pelo Estágio Supervisionado. Esse trabalho favorece a descoberta e a interpretação dos aspectos reais vivenciados por um Professor no seu dia-a-dia de trabalho.

O Estágio Supervisionado II é mais um dos instrumentos de formação de futuros profissionais do curso de Licenciatura em Letras, principalmente em relação ao papel de educador na sociedade e exercer a função de dirigir, transformar e melhorar o processo educativo do Ensino Fundamental.

O estágio deve ser realizado, respeitando o regime de colaboração entre os sistemas de ensino e deve ser cumprido na segunda metade do curso.

Há duas funções básicas a serem desenvolvidas que são: observação que consiste na verificação dos procedimentos metodológicos, inteirando-se na dinâmica escolar; e a regência que consiste no planejamento e na aplicação de conteúdos em uma sala do Ensino Fundamental, sob a orientação de um professor regente.

Proporcionar ao estudante a complementação educacional e prática profissional; cumprir o treinamento em Escolas Públicas ou Particulares de Ensino Fundamental; desenvolver a consciência profissional; oferecer oportunidade para a solução de problemas técnicos e reais, sob a orientação segura e cuidadosa; desenvolver de forma prática as competências profissionais do acadêmico; identificar a importância da prática de ensino e sua abrangência na formação do profissional em educação; promover a integração dos acadêmicos junto à sociedade entre outras, são objetivos pretendidos pelo estágio supervisionado.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola Classe 62 de Ceilândia, é localizada na QNQ 01 Área Especial 01, fácil localização, pois os alunos dos setores “P” norte, QNQ e Setor “O”, têm mais acessibilidade à escola, pelo motivo dos Ônibus passarem em frente à instituição de Ensino, localizada na zona urbana também atende a comunidade que mora na zona rural. O horário de funcionamento é no turno diurno, oferecendo os níveis de Ensino Fundamental Séries Iniciais, divida nas modalidades de Educação Infantil, Ensino fundamental Séries Iniciais: 1ª à 4ª. A infra-estrutura da escola conta com os serviços de água, luz, internet, esgoto, e coleta de lixo diária, sendo uma escola ainda de placa, mas muito bem organizada.

A escola promove o programa “Escola aberta”, em que a comunidade tem o direito de ir à escola e participar de alguma oficina que está sendo oferecida, sendo assim o individuo aprende e participa dessa atividade na instituição de ensino. Também tem projetos que incentivam que os pais sejam mais presentes na escola, como o dia do profissional, e do pai na escola e entre outros eventos que envolvem a comunidade.

O “Dia do Profissional” os pais dos alunos deverão ir caracterizados para escola e assim explicarem como é sua profissão e como é trabalhar, se gostam do que fazem, logo após as crianças terão liberdade para perguntar e conhecerem mais as profissões dos pais de seus amigos, possibilitando uma interação maior entre pais, alunos e professores.

No “Dia do Pai Escola”, o pai, mãe ou responsável, vai à escola observar como é realizado o trabalho dos professores, e toda a equipe docente que compõe a instituição, para que o pai fique vivencie a situação escolar, e compreenda como é o trabalho dos professores e como é necessária a ajuda dos pais no processo de ensino dos alunos e como ajuda no ensino do professor e na aprendizagem do aluno.

2.2 HISTÓRICO

A Escola Classe 62 de Ceilândia foi fundada em 6 de fevereiro de 1989 e faz parte da Rede Ensino Publico do Distrito Federal, em 1996 passou por reforma em que visou a melhoria da quadra da escola. Muitos têm sidos os esforços para que a escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com