TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTOGRAFIA

Por:   •  11/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

ACS:  

ÁREA:   ________  MICROÁREA: __________

PSF:  CAIXA D’ÁGUA

ENFERMEIRA:  

CARTOGRAFIA

HISÓRIA DA COMUNIDADE

                   A comunidade de Ibipitanga, foi se formando por volta do século XVII, seus primeiros moradores eram tropeiros, mas somente no século XIX, começaram a construir as primeiras casas, também a edificação da primeira igreja Católica, formando assim o Povoado que passou a se chamar Povoado de Santa Luzia do Barro Vermelho. Os primeiros moradores eram os senhores: ANTÃO PEREIRA, JOAQUIM LAGE, TIBURCIO GOMES, JOSÉ AMBRÓSIO E ANTÔNIO LAGE, que viviam do cultivo do feijão e milho e do comércio, à base de troca de produtos, como: Rapadura, tocinho e farinha. O seu primeiro comércio foi à feira livre, realizada pela primeira vez debaixo de um Juazeiro, que havia às margens do Rio Paramirim. Os produtos que sobravam, eram leiloados, por uma única pessoa, Antão Pereira, o qual fazia isto, para que as pessoas não desistissem dos negócios, uma vez que muitos feirantes faziam compras à prazo na cidade de Salvador.

              Por conseguinte, o Povoado do Barro Vermelho crescia e tornou-se distrito do município de Ibitiara, após anos de dependência política e  de opressão nas mãos dos políticos de Ibitiara, alguns conterrâneos começaram a lutar pela emancipação política, a terra do barro Vermelho poderia ser reconhecida como um município.    Na década de 50, o Sr. Francisco Nestor de Araújo, pediu ao seu pai, TIBÉRIO EDUARDO DE ARAÚJO, para ser presidente do Diretório Municipal da UDN (União Democrática Nacional), fazendo frente no movimento contra o domínio de Ibitiara, esse movimento contava com o apoio de lideranças da comunidade, como os senhores: Vital Rodrigues da Mata, José Ermínio de Araújo, Júlio Matos Silva, Miguel Pereira de Oliveira, dentre outros. Depois de muita garra, muita busca, foi realizada em 06 de maio de 1962, no Governo de Juraci Magalhães, uma eleição plebiscitária, que saiu vitoriosa com mais de 700 votos. Aí então, o Governador do estado, assina a Lei nº. 1720, desmembrando o município de Ibipitanga do município de Ibitiara, o qual passou a se chamar IBIPITANGA, um nome de origem indígena, com o seguinte significado: IBI – Terra, PITANGA –Vermelho, nome este em homenagem ao povo que era conhecido pela região, como povo do barro vermelho. O município de Ibipitanga localiza-se à beira do Rio Paramirim, à margem do São Francisco, limitante com os municípios de: Ibitiara, Macaúbas, Boquira e Rio do Pires, sua altitude é de 500 Meros acima do nível do mar. Sua população é de ___________, possui uma área de 945 Km², O clima é quente, seco sumi úmido e a vegetação é predominante: Catinga; É rico em minérios, cristal da Rocha, cobre e etc. A base de sustentação econômica está assentada na Feira local, agricultura, pecuária, comércio atacadista e varejista e pequenas indústrias, como: Cerâmicas, Olarias e Granja. Alguns aspectos culturais se encontram nas festas de São João, festas religiosas, artesanatos, bandas. Faz parte também da cultura local uma diversidade de religiões, como: Espiritismo, catolicismo, candomblés e evangélicos. Na área de educação conta com ótimas escolas Estaduais, municipais e faculdade à distância, bem como escola infantil particular, entidades sociais e desportivas, associações de moradores e outros.

O município de Ibipitanga, conta hoje com os serviços de saúde, voltado para o bem comum da comunidade. Na sede, contamos com (02) duas Equipes de PSF (Programa Saúde da Família), fazendo um belo trabalho de prevenção e curativo. PSF 01 e 05, com os seguintes profissionais: Médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, etc. Contamos ainda com o funcionamento da Unidade Mista de Saúde, atendendo à emergências. Além de funcionar já em nossa cidade um Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Vacinação, acompanhamento de Hiperdia, consultas clínicas, Preventivo, Pré-natal, atendimentos, que são realizados no Centro de Saúde Édson Quinteiro. Obra que foi realizada no ano de 1.972, no mandato do então prefeito o Sr. Miguel Pereira, onde tivemos como primeiros médicos o Dr. Carlinhos e Dr. Renan e como primeira Enfermeira a Srª Maria de Matos (Dona Pequena. No início, o espaço físico era de 03 salas, recepção e banheiro, na atualidade contamos com 01 sala de vacina; 01 Consultório odontológico; 01 almoxarifado, 01 Farmácia Básica, 01 sala de auditório, 01 sala de curativo, 01 sala de esterilização, 04 banheiro, recepção, estacionamento, 01 Sala de PA e 01 escovódromo, uma realidade muito diferente de um passado sofrido em relação à Saúde. Houve tempos, em que as famílias se consultavam com os atendentes farmacêuticos, pois não tínhamos médico na cidade; Os Partos eram feitos pela Senhora Dona Pequena (Parteira), enfermeira na época e outras conhecidas como: Mãe Báia, Luísa da Roça Velha, Dona Dilú e Preta de Zé Batata. Quanto à vacinação era totalmente precário os trabalhos, citamos como primeiros vacinadores de Ibipitanga, o Sr. Helinho de Lió Virgilho e Nicinha, prestavam assistência à 18º Dires de Itaberaba, que vinha uma vez por ano realizar a vacinação contra Pólio e era feita em um só dia em todo município, como? Difícil de entender! Foram tempos difíceis que nossos Ibipitanguenses enfrentaram, mas, VENCERAM, hoje vivemos uma realidade muito diferente, uma realidade que ainda encontramos falhas, porém melhor que o passado, vividos por muitos de nós. O Ibipitanguense, tem garra, tem perseverança, o presente que vivemos é fruto da luta de conterrâneos honestos e apaixonados por esta terra, Por isso precisamos fazer valer a pena a luta destes homens guerreiros, dando seqüência nesse trabalho de reconhecimento de nossa terra. IBIPITANGA, merece muito mais, IBIPITANGA terá muito mais.

RUAS ABRANGENTES NA MICROÁREA:

  • RUA

DADOS DEMOGRÁFICOS

FAIXA ETÁRIA

MASCULINO

FEMININO

TOTAL

Menores de

01 ano

06

05

11

De 01 a 03

Anos

24

18

42

De 04 a 09

Anos

42

40

82

De 10 a 19

Anos

67

73

140

De 20 a 39

Anos

101

120

221

De 40 a 59

Anos

62

60

122

Maior de

60 anos

21

38

59

Total

323

354

677

MAPAS DO AMBIENTE E DO TERRITÓRIO:

  • CRIATÓRIOS DE ANIMAIS: POSSUI CHIQUEIROS DE PORCOS, SITO AS RUAS: LOTE 08, CX. D’ÁGUA; RUA 03, JOSÉ DIAS; RUA AO FUNDO DA RUA ROSALVO MANOEL MESSIAS. TAMBÉM, POR UM  PERÍODO DE MAIS OU MENOS 06 ANOS, FUNCIONOU NA RUA LOTE 08, UM CURRAL DE ANIMAIS, “FEIRA DO GADO”, O ÚNICO DA CIDADE. ONDE HOJE ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO O FUTURO POSTO DE SAÚDE. (localização: Mapa anexo).

  • CRIATÓRIOS DE ANIMAIS: POSSUI CRIATÓRIOS DE GALINHAS, EM TERRENOS BALDIOS E ATÉ MESMO EM QUINTAIS DE RESIDÊNCIAS. (localização: Mapa anexo).
  • ÁREAS SEM SANEAMENTO: ALGUMAS RUAS POSSUEM ESGOTO A CÉU ABERTO E TERRENOS BALDIOS COM ACÚMULO DE LIXO.
  • FONTES DE POLUIÇÃO: POSSUI UMA CERÂMICA DE BLOCOS. INDÚSTRIA, PRÓXIMA À MICROÁREA, CERCA DE 800 METROS.
  • ÓRGÃO DE SAÚDE: ATUALMENTE POSSUI UM POSTO DE SAÚDE EM FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO. “UNIDADE DA SAÚDE DA FAMÍLIA”. ANTES UMA ESCOLA ABANDONADA, FUNCIONDO COMO CURRAL DE GADOS E FEIRA DE ANIMAIS. HOJE UMA UNIDADE ONDE IRÁ FUNCIONAR UMA EQUIPE DE PSF, COM PREVISÃO DE ATENDIMENTO A CERCA DE 600 FAMÍLIAS. (localização: Mapa anexo)
  • ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS: POSSUI MINI MERCADOS, BORRACHARIAS, RESTAURANTE, ETC. (localização: Mapa anexo)

OBSERVAÇÃO: O RESERVATÓRIO DE ÁGUA DA EMBASA, “A CAIXA   D’ÁGUA”, ESTÁ LOCALIZADA NA MICROÁREA, PRECISAMENTE NA RUA SAÍDA DE IBITIARA.

MAPA DO PRECONCEITO:

  • BARES: POSSUI 06 (SEIS) BARES. (localização: Mapa anexo)
  • BORDÉIS: NÃO POSSUI.

 

CONDIÇÕES DE MORADIA:

  • SANEAMENTO BÁSICO: 100% DA ÁREA ACOMPANHADA, NÃO POSSUEM SANEAMENTO BÁSICO;
  • ENERGIA ELÉTRICA: TODA A ÁREA JÁ URBANIZADA, POSSUI ENERGIA ELÉTRICA, PORÉM, HÁ ALGUMAS RESIDÊNCIAS UM POUCO AFASTADA QUE NÃO POSSUEM ENERGIA, POSSO AFIRMAR QUE 95% POSSUEM.
  • REDE DE ESGOTO:  NÃO POSSUI.
  • FOSSA: 100% DAS RESIDÊNCIAS POSSUEM FOSSAS, PARA FEZES E URINA;
  • ESGOTO A CÉU ABERTO: CERCA DE 50% DAS RESIDÊNCIAS JOGAM ÁGUA NAS RUAS, ÁGUA DE LOUÇA, ROUPA E BANHO.
  • ÁGUA FILTRADA: 99% DAS FAMÍLIAS, BEBEM ÁGUA FILTRADA.
  • FERVURA: 0%
  • CLORADA: 100%
  • SEM TRATAMENTO: 0%

AVALIAÇÃO DE INDICADORES EM SAÚDE:

  • PATOLOGIAS MAIS FREQUENTES: HIPERTENSÃO, DIABETES E AVC
  • CAUSAS MAIS COMUNS DE INTERNAÇÃO: DIARRÉIA.
  • CAUSAS MAIS COMUNS DE MORTE: CÂNCER.

ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com