TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTONA

Exames: CARTONA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

Uma empresa que guarda emoções

O estudo de caso uma empresa que guarda emoções, aborda quase todas disciplinas estudas em curso de gestão de empresas. Gestão de Marketing, de Produção e Operação, Financeira, valores que contribuem para uma forte liderança como: humildade e determinação.

Para sucesso da empresa Cartona Cartão Photo Nacional Ltda, o senhor Ricardo Augusto Monegaglia teve papel fundamental tanto na forma de conduzir a empresa como durante 30 anos como na condução da educação e criação dos filhos que seriam os futuros lideres da empresa.

Com o falecimento do pai os três filhos mais velhos da família tiveram discernimento e sabedoria de que essa era hora de colocar em pratica tudo o que viram o seu pai fazer durante toda vida e pelo direcionamento no preparado dos filhos em educação e capacitação.

Grande parte dessa postura se deve aos valores familiares cultivados elo O Sr. Ricardo e D. Maria Aparecida, sua esposa que, conduziu a educação dos filhos pautados em valores sustentáveis para uma família segura e equilibrada como união, respeito e a humildade, valores esses que foram fundamentais para que os três irmãos conseguissem construir esse modelo de gestão compartilhada. Outro ponto fundamental foi o fato do Sr. Ricardo forçar para que os filhos tivessem experiências externas e iniciassem suas carreiras por cargos mais baixos para que pudessem de fato aprender as diferentes óticas de se enxergar uma empresa.

Inovação, pro atividade, resiliencia, assertividade, auto motivação, cooperativos, empreendedorismo, flexibilidade, ética, são características necessárias para uma liderança de sucesso e esse conjunto está inserido nas atitudes e comportamentos dos três diretores atuais que compartilham a diretoria da empresa de forma consistvidaente e responsável. Por todos esses pontos, identifico que essa empresa está no caminho certo para continuar crescendo mesmo tendo que enfrentar e superar o mercado concorrente e decadente, porém para gestores inovadores não há limite e sim criatividade e oportunidades.

Desenvolvimento Organizacional

Conforme estudado nas teleaulas sobre desenvolvimento organizacional e estudo do case CARTONA observamos mudanças na estrutura:após o falecimento de Ricardo Monegaglia os filhos assumiram o comando da empresa com a gestão compartilhada; na tecnologia e produtos: passaram de mera produção para visão nos clientes com produtos importados no desenvolvimento de produtos e distribuição dos mesmos.E na cultura organizacional percebemos uma mudança repentina na direção da empresa assim os irmãos contam que logo no primeiro momento perceberam o sentimento que imperava em todos era de duvida e medo. Diante essas mudanças muitas dificuldades foram encontradas, por exemplo, não acreditavam que os irmãos poderiam administrar a empresa e conseguir bons resultados.Por isso em primeiro momento pediram a contribuição de todas as pessoas que trabalhavam na empresa assegurando que lutariam para dar continuidade no trabalho do pai, mas para isso todos teriam de se respeitar já que iriam atuar com gestão compartilhada.

Gestão por competências e Empregabilidade

Até o inicio da década de 90, a empresa tinha seu foco principal na área da produção e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com