TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.211 Palavras (13 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Adriana de Souza Santos de Andrade               RA: 4300069364
Célia Andrade Santos                                        
RA: 4708898419

Dayane da Penha Souza                                    RA: 4351745824

EDUCAÇÃO ESPECIAL

[pic 1]

São Paulo / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Adriana de Souza Santos de Andrade                   RA: 4300069364
Célia Andrade Santos                                            
RA: 4708898419

Dayane da Penha Souza                                        RA: 4351745824

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina de Educação Especial, sob orientação do professor-tutor a distância: Profª. Adriana Tonato Camarotti.

São Paulo / SP

2015

SUMÁRIO

                                       

  1. Introdução........................................................................................................1
  2. O que é Inclusão?.............................................................................................2
  3. Quais as principais características de uma escola inclusiva?......................2
  4. Educação Especial...........................................................................................3
  5. A formação de professores em relação ás práticas inclusivas.....................4
  6. Reflexão Sobre Educação Especial................................................................6
  7. Expressando os Sentimentos e os Conceitos.................................................8
  8. Considerações Finais......................................................................................9
  9. Referências Bibliográficas............................................................................10

INTRODUÇÃO

           O presente trabalho relata que a inclusão é um tema cada vez mais atual, e muitas vezes ainda definido de maneira não totalmente clara, já que se busca a participação e acolhimento efetivo de pessoas com necessidades especiais, junto a seus familiares, contemplando os direitos e lugar na sociedade. Na verdade, a palavra “inclusão” abarca a busca de qualidade para todas as pessoas, com os sem necessidades especiais, garantindo o espaço de todos, por meio de serviços de qualidade em saúde, educação, moradia e trabalho Quando falamos em inclusão, já colocamos implícita a ideia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. Ao se pensar em uma sociedade inclusiva, deve-se pensar em um sistema que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Esse vem sendo uma luta ao longo dos anos, garantir o acesso e a permanência dos alunos com necessidades especiais no ensino regular. No entanto, muitos desafios ainda são colocados em evidência, já que a segregação, o preconceito e a deficiência de um modelo que contemple a todos ainda se faz bastante presente nas escolas. Além disso, falta ainda um preparo para os profissionais que recebem tais pessoas nas escolas. Faz-se necessário pensar qual o papel da escola e do professor diante dessa situação, e diferenciar também os termos “integração” e “inclusão”, uma vez que no primeiro tudo depende do aluno, ele deve ser aquele que se adapta ao ambiente e às condições, buscando por conta alternativas para isso, ao contrário da inclusão, em que o ao redor deve se modificar e estar preparado para receber esse aluno.  O artigo 208 da Constituição brasileira especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino", condição que também consta no artigo 54 da ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A legislação também obriga as escolas a terem professores de ensino regular preparados para ajudar alunos com necessidades especiais a se integrarem nas classes comuns, para que a criança portadora de necessidades especiais não tenha que procurar uma escola especializada, e o gestor da escola e as Secretarias de Educação e administração é que precisam requerer os recursos para ISS, garantidos até mesmo o atendimento escolar especial com um profissional adequado se necessário, além da modificação de espaços como rampas, elevadores (se necessário), corrimões e banheiros adaptados. No vídeo, a luz da Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da educação inclusiva, alguns projetos que visam à transformação das escolas em busca da qualidade de seu ensino exemplificam esse cenário aqui narrado.

O QUE É INCLUSÃO

Segundo Sassaki (1997), a inclusão é “um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade” (p.41)

A Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispões sobre o apoio às pessoas com deficiência e a sua integração social, e estabelece em seu art. 2º, Alínea I sobre a área da educação, que resumidamente estabelece o seguinte:

- Os estudantes portadores de deficiência devem ser atendidos em salas comuns;

- Haverá habilitação e reabilitação de profissionais da educação;

- A educação especial deve ser obrigatória e gratuita;

- Todos os portadores de deficiência terão direito aos benefícios conferidos aos demais alunos.

A educação inclusiva deve oferecer aos portadores de deficiência as mesmas condições e oportunidades oferecidas aos demais alunos, respeitando as suas diversidades, para tanto deverá adaptar a sua proposta curricular, obter serviço de apoio integrado por professores e técnicos qualificados, propiciar à ampliação de acesso, perceber que as crianças podem aprender juntas mesmo tendo objetivos e processos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (550 Kb)   docx (922.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com