TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHA

Artigo: CHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Poder legítimo: advindo do cargo formal ocupado pelo líder junto à estrutura da empresa ou ao qual tenha sido designado; em alguns casos, há o poder informal, quando o líder goza de prestígio entre determinados grupos.

Poder sobre recompensas: baseado na concessão de prêmios materiais ou sociais, a partir de critérios pessoais e institucionais, estes podem influenciar positivamente o comportamento de indivíduos e grupos;

Poder de coerção: provém do controle sobre punições eventuais de comportamentos indesejáveis;

Poder de referência: provém das características pessoais que despertam admiração nos outros.

Poder de competência: baseado em conhecimentos e nas habilidades valorizadas pelo grupo servindo de modelo.

Traços da Liderança

Traços Físicos: como energia, aparência e postura pessoal.

Traços Intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança.

Traços Sociais: cooperação, habilidades interpessoais e a habilidade administrativa.

Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa.

Abordagens da Liderança

UNOPAR VIRTUAL

CURSO DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO

Situacional: (Hersery e Blanchard)se baseia na idéia de que o estilo de liderança mais eficaz varia de acordo a maturidade dos subordinados e as características da situação.

Transacional: é aquela baseada na autoridade, recompensa e troca entre líderes e seguidores, enquanto ambos acreditarem que isso irá beneficiá-los. O líder transacional é aquele que apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias, dos seguidores. Ele promete recompensas ou ameaças para conseguir que os seguidores (ou subordinados) trabalhem para realizar as metas.

Transformacional: A liderança transformadora consiste em estabelecer valores e padrões e criar os meios para guiar os esforços coletivos na direção das metas. As pessoas engajam-se a fim de que tanto líderes ou seguidores elevem um ao outro a níveis mais altos de motivação e moral.

Carismática: Carisma significa dom divino, que causa forte impressão nos seguidores. Influência a partir da identificação e percepção de um modelo (estilos e traços), os líderes carismáticos afetam profundamente seus seguidores porque os encorajam e inspiram, para que eles vejam os problemas de maneira diferente, dêem o máximo de si e apresentem novas idéias.

Visionária: Canaliza as energias de seus seguidores em busca de uma visão comum e comunicação clara e inspiradora, criando e articulando uma visão do futuro, realista, digna de crédito e atraente, que cresce a partir do presente. É uma visão não é um sonho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com