TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINÉTICA DE PH

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

CINÉTICA DE PH

A Figura 1 apresenta o monitoramento da fermentação pelo pH em função do tempo para o iogurte natural.

Figura 1 – Valores médios de pH durante o processo de fermentação do iogurte natural.

O pH inicial do leite (pH = 6,5) foi considerado normal de acordo com Chandan et al. (2006) os quais citam que o pH do leite fresco geralmente varia entre 6,6 e 6,8, dizem ainda que o processo de esterilização tende a diminuir o pH. Vale ressaltar que o pH inicial foi medido já com a adição de todos os ingredientes menos a polpa de maracujá e as concentrações do chá do maracujá, os quais foram adicionados somente depois do término da fermentação, após o resfriamento e quebra do coágulo por influenciarem diretamente no processo fermentativo devido a alta acidez. O tempo de fermentação foi de seis horas (360 min.) e seu termino foi determinado com base no pH, que ao final se encontrava em 4,64.

A atividade das culturas lácticas inoculadas, responsáveis pela conversão da lactose em ácido láctico, resulta em aumento da acidez e consequente redução do pH ao longo do tempo. Com a formação de ácido láctico e a liberação de íons H+ ocorre a neutralização da carga elétrica superficial das micelas de caseína, que sofrem coagulação total ao ser atingido o pH de 4,6 (ROBINSON, LUCEY e TAMIME, 2006). Assim, esse valor de pH é dito ponto isoelétrico de precipitação da caseína e define o final do processo fermentativo.

De acordo com Heertje, Visser e Smits (1985) a formação do gel por acidificação do leite pode ser explicada com base no pH, onde: pH de 6,6-5,9 não existem evidências de mudanças nas micelas de caseína, que se encontram homogeneamente distribuídas no leite; pH de 5,5-5,2 ocorre a desintegração parcial miceliar, em pH ≤ 5,2 as partículas de caseína se agregam para formar estruturas com espaços vazios entre eles, no entanto, quando tais interações entre micelas aparecem, o leite-gel não deve ser perturbado; pH entre 5,2-4,8 passa a acontecer a contração dos agregados de caseína, gerando partículas maiores; pH≤4,5 o agregado de partículas de caseína é rearranjado, levando à formação de uma matriz de proteína consistindo de cadeias micelares e aglomerados.

A Figura 3 demostra o monitoramento da fermentação da acidez lática em função do tempo para o iogurte natural.

Verifica-se na Figura 3 que a produção média inicial de ácido lático foi de 0,18 g/100g e final encontrado foi 0,61 g/100g, valores semelhantes encontrados por Reis, pinto e brandi (2011), com 0,20 e 0,65 g/100g, respectivamente. Diversos outros trabalhos da literatura constataram iogurtes com acidez final de 0,6 a 1,5%, expressa em ácido láctico (CUNHA et al., 2008; LONGO, 2006; RODAS et al., 2001). Conforme os valores iniciais de pH e acidez (6,5 e 0,18%, respectivamente), estão coerentes com os dados demonstrados na literatura por Chandan et al., (2006) e Longo (2006).

Pode-se observar na Figura 3 que o comportamento da acidez é o inverso do pH. Esse efeito está relacionado com o processo de fermentação quando as culturas adicionadas ao leite convertem parte da lactose em ácido lático, resulta em aumento da acidez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com