TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIVAP – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL VALE DO PARANAPANEMA

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

Michel Alexandre da Costa – RA 1717546

CIVAP – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL VALE DO PARANAPANEMA

PIM II

Palmital, SP

2019

UNIVERSIDADE PAULISTA

Michel Alexandre da Costa – RA 1717546

CIVAP – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL VALE DO PARANAPANEMA

PIM II

Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção de título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

                                                           

Palmital, SP

2019

RESUMO

O  objetivo  deste  projeto integrado  multidisciplinar é realizar  um  diagnóstico  em uma Empresa ou Serviço Público, pesquisando e identificando práticas realizadas na organização e estabelecer relação com as teorias estudadas no curso de Gestão Pública, com base nas matérias: Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática Aplicada, fazendo uso das ferramentas administrativas e dos conceitos dos recursos, que favoreçam melhor a tomada de decisões. A Empresa Pública estudada é o CIVAP Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, onde as Gestões Públicas de várias Cidades se unem no intuito de facilitar, através do apoio mútuo, compras, contratos, projetos as aquisições, manutenção de serviços e aquisição de patrimônios que seriam impossíveis de serem realizados por uma pequena cidade sozinha. Fundada no ano de 1985, o Consórcio representa vinte e quatro Municípios, que atuam unidos em vários projetos e ações econômicas, promovendo uma maior eficácia em assuntos diversos e de integração entre eles em busca de soluções globalizadas e na participação efetiva perante a sociedade regional, estadual e federal, com mais poder de ação. Escolhi este Consórcio Intermunicipal por observar no dia a dia de nossa cidade e região a devida importância que esta união entre os Gestores Públicos tem, apoiando a possibilidade de mais recursos materiais no desenvolvimento e crescimento, principalmente nas necessidades relacionadas a saúde pública, compra de medicamentos, contratações de profissionais e manutenção dos serviços do SAMU, que também é regulado através do CIVAP.

Palavras Chave: Consórcio, Desenvolvimento, Participação, Gestões Públicas e Projetos.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS        5

3. ECONOMIA E MERCADO        6

4. MATEMÁTICA APLICADA        7

5. CONCLUSÃO        8

6. REFERÊNCIAS        9

1. INTRODUÇÃO

Neste PIM II, referente ao Curso Superior de Gestão Pública,  apresentamos   um   diagnóstico   da   Empresa Pública CIVAP – Consórcio Intermunicipal  Vale do Paranapanema, procurando identificar práticas na gestão, baseadas nas disciplinas de Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática Aplicada através de uma pesquisa de coleta e visualização de dados realizados em visita presencial na empresa, conhecendo os setores, que nos concederam  a possibilidade de  acesso aos assuntos pertinentes ao trabalho.

Desde sua Fundação, o CIVAP representa a união dos seguintes Municípios: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã,  Florínea,  Ibirarema, Iepê, Lutécia, Maracaí, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Pedrinhas Paulista, Tarumã e o município de Itambaracá/PR, que atuam conjuntamente em projetos e ações, promovendo mais  eficácia em assuntos regionais na Gestão Pública, questões sustentáveis e de integração  na participação de forças conjuntas na sociedade regional, estadual e federal.

Os problemas relativos ao Governo Municipal, muitas vezes exigem necessidades que ultrapassam o alcance, a capacidade de ação do Município, em termos de investimentos para aquisição de recursos patrimoniais, recursos humanos, financeiros para custeio e atuação política administrativa. Grande parte destas necessidades exigem ações conjuntas, afinal dizem respeito a problemas que afetam simultaneamente vários municípios.

E, mesmo sendo possível uma Cidade atuar isoladamente, mostra-se mais econômico e inteligente a busca de parcerias entre os municípios, possibilitando soluções que saciem todas as partes, com um gasto financeiro menor e melhores resultados para ambos envolvidos. Serviço muito interessante em ser estudado e de grande valia para esse nosso Projeto do curso de Gestão Pública.

2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

No Caso do CIVAP, os recursos patrimoniais são derivados de compras já pré especificadas e encaminhadas diretamente ao Município atendendo suas necessidades. Um exemplo são os produtos de uso na manutenção asfáltica, ou medicamentos que a partir de sua compra já são diretamente encaminhados ao seu local de utilização. Não existindo estoques patrimoniais destes materiais pois são de uso breve e específico, seu recebimento sempre é avaliado conforme expõe-se em suas notas fiscais.

O transporte é realizado através das próprias empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras até o destinatário, diferentemente de uma empresa privada que mantém estoque de distribuição onde compete-se grandes compras e aquisições para vendas de forma fatiada em tempos mais longos. A administração dos materiais é feita pelo Gestor Público, que ao recebê-los são colocados em uso imediatamente. Isto é o que ocorre na maioria dos casos, passando pelo almoxarifado municipal somente a verificação de quantidade e especificação do que chega conforme as notas fiscais e contratos. Também é realizada a verificação do produto antes de sua utilização como tamanho, peso, quantidade e outras especificações e assim assegurar o bom uso do dinheiro público evitando erros e gastos desnecessários.

A administração dos materiais e suas finalidades de uso são realizadas pela administração do município que os recebem já com um fim específico para sua utilização como por exemplo; derivados do asfalto, materiais de uso para proteção ao meio ambiente, medicamentos entre outras necessidades relativas ao uso em Saúde Pública.

O CIVAP garante o atendimento, mesmo que o município não possua o serviço, além disso, com o uso da tecnologia, além do controle mais eficaz em recursos materiais e patrimoniais há redução no tempo de espera e é possível priorizar os casos mais necessários. O CIVAP também permite que os serviços de Saúde sejam geridos com inteligência, utilizando da tecnologia para o armazenando de informações sobre a população atendida e buscando aumentar as funções de ação de trabalhos e equipamentos quando se constata a necessidade, diminuindo as filas de espera entre os municípios participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com