TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLIMA ORGANIZACIONAL

Casos: CLIMA ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  3.539 Palavras (15 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 15

CLIMA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DO NÍVEL MOTIVACIONAL EM UMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTIVEL

ORGANIZATIONAL CLIMATE: ANALYSIS OF MOTIVATIONAL LEVEL IN A FUEL DISTRIBUTOR

Sandro Pereira Martins¹; Neuseri Stieven²

¹Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE - Departamento de Pós

Graduação Ponta Grossa - PR - Brasil

E-mail: sandro@trrsaojose.com.br

²Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais - CESCAGE - Departamento de Pós

Graduação Ponta Grossa - PR - Brasil

E-mail: sgtstieven@yahoo.com.br

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é Analisar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, do clima organizacional da empresa, para um maior comprometimento e envolvimento dos colaboradores nos diversos processos da organização. O Estudo foi realizado na empresa TRR São José Distribuidora de Óleo Diesel estabelecida na região dos Campos Gerais no anos de 2012/2013. Para fundamentar a pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográficas; observação do ambiente organizacional pela equipe de pesquisa e aplicação de questionário para obtenção dos dados que foram tabulados e apresentados na analise do presente trabalho. Com esse trabalho foi possível concluir que no nível de comprometimento e envolvimento de seus colaboradores. Destacaram-se como pontos fortes da empresa: Motivação, Segurança do Trabalho, Gestão e Imagem da mesma, e como oportunidades de melhoria os seguintes tópicos foram observados: Salários e Benefícios, Comunicação, Comportamento e Relacionamento e Perspectiva de Crescimento. Portanto, sugere-se que a empresa observe os dados colhidos pela pesquisa e decida sobre a aplicação dos resultados na organização.

PALAVRAS CHAVE: Clima organizacional; Distribuidora de Oleo Diesel; Ações de melhoria.

ABSTRACT

The objective of this paper is analyze the strengths and opportunities for improvement, the organizational climate of the company to a greater commitment and involvement of employees in the various processes of the organization. The study was conducted at the company TRR St. Joseph Diesel Distributor established in the Campos Gerais region in the years 2012/2013. To support the research were conducted literature searches; organizational environment observation by the research team and a questionnaire to obtain data that were tabulated and presented in the analysis of this work. With this work it was concluded that the level of commitment and involvement of its employees. Stood out as the company's strengths: Motivation, Safety, Management and Image of the same, and as opportunities for improvement were observed the following topics: Salaries and Benefits, Communication, Behavior and Relationship and Growth Perspective. Therefore, it is suggested that the company complies with the data collected by the survey and decide on the application of the results in the organization.

KEYWORDS: Organizational climate; Distributor Oil Diesel; Improvement actions.

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual, a principal necessidade para o sucesso das empresas em seus mercados refere-se em saber que visão os colaboradores (empregados) têm e o que eles pensam sobre a empresa em que atuam.

As empresas vêm mudando sua estrutura, tornando-a mais enxuta e menos onerosas, reduzindo os níveis hierárquicos e enfatizando a comunicação entre esses níveis. Frente a isso, pode-se dizer que as empresas cada vez mais estão valorizando o seu capital humano, dando prioridade à gestão de pessoas a fim de proporcionar um clima saudável e seguro, buscando cada vez mais a motivação e cooperação de seus empregados.

Em consequência das mudanças que vêm ocorrendo nas estruturas empresariais, o clima da empresa acaba por sofrer um impacto, evidenciando um desafio para os gestores de área, em destaque para a área de recursos humanos, que é responsável por gerenciar o clima organizacional para que a empresa possa atingir seus objetivos.

Uma das ferramentas utilizadas para medir qual é o sentimento da empresa na visão de seus colaboradores é a Pesquisa de Clima Organizacional, que visa em um primeiro momento, proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores na empresa e das demais pessoas que com eles interagem.

A analise do Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica pois além de permitir a visão interna, também acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, proporcionando, através de estratégias e ações, o crescimento, o desenvolvimento das pessoas e a máxima produtividade e qualidade, visando à consecução e a superação dos resultados pré-estabelecidos pela Direção.

O presente trabalho, que visa analisar o Clima Organizacional com base na realidade da Empresa TRR São José Distribuidora de Òleo Diesel. Tem como objetivo geral identificar os pontos fortes do clima organizacional da empresa e medir o índice de motivação dos colaboradores, bem como as oportunidades de melhoria, para garantir ainda mais o comprometimento e envolvimento dos colaboradores.

2 ABORDAGENS TEÓRICAS

2.1 Clima Organizacional

O clima organizacional também pode moldar o comportamento em relação à associação, poder ou realização. “Pelo seu comportamento, pelas políticas, pelos procedimentos, pelos sistemas de recompensa e pelas estruturas que eles criam, os administradores podem influenciar significativamente o clima motivacional de uma organização”. (KOLB, 1978, p. 29).

Segundo Lacombe (2005, p. 236):

O clima organizacional reflete o grau de satisfação do pessoal com o ambiente interno da empresa. Está vinculado à motivação à lealdade e à identificação com a empresa, à colaboração entre as pessoas, ao interesse no trabalho, à faculdade das comunicações internas, aos relacionamentos entre as pessoas, aos sentimentos e emoções à interação da equipe e outras variáveis intervenientes.

Sobre o assunto, Chiavenato (1999) afirma que, o homem está sempre numa postura de ajustamento ao ambiente onde se encontra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com