TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COBERTURA INTERNA DE PAREDES E TESTES

Projeto de pesquisa: COBERTURA INTERNA DE PAREDES E TESTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE ENGENHARIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Vinicius Liedtke Garcia

REVESTIMENTO INTERNO DE PAREDES E TETOS: MINIMIZAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM REVESTIMENTOS DE PASTA DE GESSO EM OBRAS – FICHA DE LEITURA 1 –

Porto Alegre

setembro 2014

PALAVRAS-CHAVE

SUSTENTABILIDADE

HIDRATAÇÃO

RELAÇÃO ÁGUA/GESSO

RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

VANTAGENS

DESVANTAGENS

REOLOGIA

ESTÁGIOS DE PREPARO E APLICAÇÃO

PATOLOGIAS

PASTA DE GESSO

RECOMENDAÇÕES PARA O USO

PREPARO DA SUPERFÍCIE

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Autores: Maria Alba Cincotto; Vanderley Moacyr John

Nome do capítulo: Gesso de Construção Civil

Nome dos responsável pela obra: Geraldo Cechella Isaia

Função atribuída: Organizador/ Editor

Título da obra: Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais

Edição: 1

Local da editora: São Paulo

Editora: IBRACON

Ano da publicação: 2007

Do capítulo referenciado: página 727¬ 760

Volume: 1

p. 727 – “Além de propiciar a multiplicidade de escolha de materiais e componentes que preenchem os requisitos particulares da edificação, o uso do gesso de construção vem ao encontro da busca para duas necessidades da atualidade: a de economizar combustível e a de preservar o meio ambiente. O gesso de construção é um aglomerante de baixo consumo de energia; enquanto a temperatura de processamento de clínquer portland é de 1.450°C e a da cal de 800°C a 1.100°C, a do gesso não ultrapassa 350°C.”. (SUSTENTABILIDADE)

p. 735 – “O gesso misturado com água suficiente forma uma pasta homogênea que, após poucos minutos, torna-se consistente e trabalhável. A consistência aumenta até o endurecimento, quando ganha resistência, fenômeno conseqüente à hidratação das espécies químicas presentes. O prosseguimento da hidratação leva a formação de um sólido contínuo com porosidade progressivamente menor (e resistência progressivamente maior) pelo aumento do grau de hidratação. (HIDRATAÇÃO)

p. 738 – “A quantidade de água requerida pelo gesso para dar consistência desejada é chamada de relação água/gesso (a/g). Quanto menor essa relação, mais rápida é a pega, pois os produtos hidratados rapidamente ficam próximos, fechando a estrutura tridimensional. No limite, um excesso de água pode impedir a aglomeração dos cristais, e o gesso endurecido vai depender da área específica e distribuição de tamanho de partículas do gesso. Esses dois fatores também influenciam a velocidade de reação.”. (RELAÇÃO ÁGUA/GESSO)

p. 749-750 – “Revestimentos de pasta de gesso têm grande mercado, pois simplificam o processo de revestimento de paredes. Em primeiro lugar, quando aplicados em forma de pasta, oferecem uma superfície branca, que facilmente é coberta por pintura e acabamento liso, dispensando a aplicação de massa corrida, necessária quando a tinta é aplicada sobre a base da argamassa. Em segundo lugar, o gesso se hidrata rapidamente, encurtando o período entre a aplicação e o acabamento com a pintura, permitindo aumentar a velocidade da obra com simplificação do processo.”. (VANTAGENS)

p.750 ¬– “Uma das limitações do uso desse material é a sua elevada sensibilidade à exposição de umidade e a elevada geração de resíduos na aplicação do revestimento.”. (DESVANTAGENS)

p. 750 ¬– “A confecção de pastas de gesso é governada por dois fatores básicos: a necessidade de reologia adequada para a aplicação sobre a base; e o tempo útil, que é o tempo em que essa reologia é mantida. Em obras tradicionais, essa definição é feita pelo gesseiro, que, com base na sua experiência, define o teor de água (relação água/gesso).”.(REOLOGIA)

p. 750 – “Usualmente, o gesso é polvilhado sobre a água. [...] após o polvilhamento, o profissional espera até que a hidratação e aglomeração das partículas ajustem a reologia. Concluído esse tempo de espera, é realizada uma mistura mais intensa e aplicação é iniciada. Esse tempo de espera é, segundo Antunes (2000), improdutivo. Em seu estudo, a autora constatou que variou entre 19 e 30 minutos, com média

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com