TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO A PANDEMIA INFLUENCIOU AS RELAÇÕES?"

Por:   •  17/3/2022  •  Dissertação  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

COMO A PANDEMIA INFLUENCIOU AS RELAÇÕES?"

A conscientização da pandemia frente aos impactos causados nas relações de forma positiva

        O Brasil enfrenta até hoje um dos momentos mais dramáticos das ultimas décadas: a presente pandemia de coronavírus, a qual já causou muitas mortes. A pandemia teve início no dia 31 de dezembro de 2019, já são mais de 2 anos após os grandes impactos causados pela COVID-19 na vida de todos os brasileiros, ainda assim há quem acredite que os impactos sem precedentes causaram mudanças nas relações interpessoais e intrapessoais.

        É necessário reconhecer que todo cidadão possui papel importante, que é de respeitar as medidas preventivas para conter a pandemia da covid-19. As principais medidas preventivas são o distanciamento social e a quarentena. Se as pessoas estão afastadas é por conta da pandemia, do medo de um possível contágio, dos desafios impostos por um novo formato de contato, do isolamento social e da incerteza em relação ao futuro, muita gente passou a ter um novo olhar sobre a qualidade de seus relacionamentos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

        O distanciamento não só afastou as pessoas, mas permitiu compreender o quanto as relações são importantes, o quanto a boa comunicação é necessária para criar laços e se tornar presente na vida uns dos outros. Este foi um ponto positivo para toda a sociedade refletir sobre o quanto o ser humano é capaz de adaptar-se a novas situações e aplicar a empatia e paciência no âmbito pessoal e profissional.

A pandemia influenciou diretamente o relacionamento interpessoal, pois as relações passaram a ter como base o mundo virtual, que apesar de ser algo visto anteriormente como impessoal e raso, hoje é o principal facilitador das relações, que possibilita estar acessível ao outro, com mais rapidez e também com um viés mais pessoal. Um exemplo disso são as reuniões on-line, na qual as pessoas acabam presenciando situações mais íntimas do cotidiano, como a família e os animais que aparecem ou interferem no vídeo, porém, toda população passou e passa até hoje pela mesma situação, o que tornou algumas pessoas mais empáticas e compreensivas, construindo assim relações mais amáveis

        É evidente, que a vida é insubstituível e muito mais valiosa do que qualquer bem ou serviço que possa ser provido. Assim, é fundamental que todos façam a sua parte no combate ao coronavírus: o Estado, por um lado, deve atuar na conscientização da população e no desenvolvimento de políticas de assistências social para amenizar a crise econômica; e a sociedade, por outro lado, deve respeitar as medidas comprovadamente eficazes para evitar o contagio, medidas está que são o distanciamento social e a quarentena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com