TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FAZER SEU PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 10

O PROJETO DE PESQUISA

Qualquer pesquisa científica necessita de um projeto de pesquisa, ele pode não garantir o sucesso de uma investigação, mas a sua ausência ou inadequação geram, com certeza, o fracasso de uma pesquisa científica. É uma carta de intenções em que se geralmente utiliza verbos no futuro, pois é algo que você se propõe a fazer, sendo de fato concretizado quando efetivar a pesquisa. Essa é a fase antecedente, a fase executória ocorrerá a partir do 9º período, quando vocês irão coletar e interpretar dados. Não devendo esquecer, que desde esse momento que antecede a pesquisa, devemos seguir com estrita observância as normas da ABNT. 

ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA:

CAPA E FOLHA DE ROSTO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO (com o tema e problema)

2 JUSTIFICATIVA

3 OBJETIVO GERAL

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

4 HIPÓTESES

5 REFERENCIAL TÉORICO

6 METODOLOGIA (tipos e técnicas de pesquisa, amostragem e demonstração de como será feita a coleta de dados)

7 CRONOGRAMA

8 ORÇAMENTO

9 REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS

ANEXOS (se for o caso)

APÊNDICE (se for o caso)

FOLHA DE ROSTO: seguinte à capa, a folha de rosto não é numerada e deve conter: título do projeto, nome do autor, a quem será apresentado e qual finalidade, local e ano da conclusão.

[pic 1]

SUMÁRIO: enumeração das principais divisões e seções em ordem crescente, com as respectivas páginas.

[pic 2]

TÍTULO: o leitor deve ser capaz de reconhecer, através do título, a área de estudo e o tema da pesquisa. Pode haver também o subtítulo, dando mais especificidade à temática abordada. O título deve ser atribuído ao artigo apenas quando este estiver pronto.

INTRODUÇÃO (com o tema e problema)

Na introdução a curiosidade e interesse do autor devem ser aguçados. De certo modo apresentará o que se pretende, introduzindo o tema e apontando o problema.

 TEMA: O tema é o assunto que desejamos provar ou desenvolver. A definição deve ser a mais precisa possível, sem ambiguidades. O tema permite visualizar a área do conhecimento a ser observada e precisa ser relevante não somente para o pesquisador, como para a comunidade e contribuir para o avanço científico.

O tema deve ser delimitado e, ao delimitar, deve-se encontrar um sujeito e um objeto. Uma das formas encontradas para delimitar o tema é por meio de um recorte que pode ser temporal e espacial. Esse recorte permite um estudo mais aprofundado e de maior qualidade na pesquisa.

Exemplos:

- O nível de produtividade dos funcionários da empresa Nasa Veículos.

- Os casos de infecção hospitalar gerados no período de 2004 a 2014, no Hospital Regional, em São Luis de Montes Belos.

No primeiro exemplo, a área do conhecimento pode ser Administração de Empresas, Gestão de Pessoas, Psicologia do Trabalho. No segundo, as áreas de Enfermagem, Medicina, Farmácia, áreas do conhecimento relacionadas à saúde.

Como selecionar, escolher um tema?É possível selecionar um tema a partir de suas inclinações (familiaridade com o assunto ou dificuldade), da possibilidade de se pesquisar um tema, não pode ser algo que você não consiga pesquisar, pode ter sido encomendado por alguma entidade, ou até mesmo de sua simples curiosidade. É importante que vocês averiguem o tempo, a existência de bibliotecas e outras fontes de informação, se há recursos financeiros para a pesquisa. Pensem em um tema atual, para não incorrem o risco de discutir um tema já muito desgastado. Tenham em mente que tema não é título e este, como dito, é o último a ser feito numa pesquisa.

PROBLEMA: é hora de se transformar o tema em problema. Tenham em mente que o enfoque central de uma pesquisa é o problema. A sua pesquisa girará em torno do problema que você se propõe a resolver. Por isso, se colocado de forma inadequada, pode minar com todo o seu trabalho. Deve-se ter cuidado, pois nem todo problema é passível de tratamento científico, ou seja, é preciso, em primeiro lugar, verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de científico.

O problema deve estar envolto em variáveis que podem ser tidas como testáveis, comprovadas, o que significa dizer que problemas científicos não devem refletir valores. Por exemplo: Os enfermeiros do turno matutino são melhores que os enfermeiros do turno noturno? Melhores em quê? Este tipo de problema conduz a julgamentos morais e, consequentemente, a considerações subjetivas, o que invalida os propósitos da investigação científica, que tem a objetividade como uma das características mais marcantes.

É necessário detectar as dificuldades que o assunto aponta. Elaborar questionamentos. O desenvolvimento da pesquisa será com o objetivo de encontrar respostas para o problema. A seguir, você pode colocá-los em ordem, o que facilitará a verificação de qual deles lhe parece mais importante para ser respondido (lembre-se de que sua pesquisa deve oferecer alguma contribuição).

 Formulado como pergunta, pode referir-se a: “O que acontece quando...”; “Qual a causa de?”, “Como deveria ser para.?” “Quais as vantagens do sistema..?”

Exemplos:

Qual o nível de produtividade dos funcionários desejado pela empresa Nasa Veículos? Quais as ações desenvolvidas pela empresa Nasa Veículos com vistas ao atendimento desse nível de produtividade? O que pode ser feito para melhorar o nível de produtividade dos funcionários da empresa Nasa Veículos?

__________________________

JUSTIFICATIVA (1 a 2 páginas): apresenta a relevância técnica, social, científica da pesquisa. Deve apontar os motivos que justificam do ponto de vista prático e teórico as contribuições que traz para a compreensão e solução do problema. Em que o estudo é importante para a área na qual você busca a formação acadêmica, ou seja, para o seu curso, ou para a sociedade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com