TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO GERIR UMA EMPRESA

Trabalho Escolar: COMO GERIR UMA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

JUBILIANA COSTA DOS SANTOS

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Porto Velho

2012

jubiliana costa dos santos

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Administraçao da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teorias da Administraçao,Matematica, Introduçao a Economia e Introdução a Contabilidade.

Professores:

Dirceu Casa Grande Junior

Helenara Sampaio Figueiredo

Regina Malassise

Vânia de Almeida Silva Machado

Porto Velho

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

Foi de suma importância a realização desta atividade interdisciplinar de produção textual para o meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, já que por meio dele pude aprofundar meus conhecimentos e adquirir mais habilidades. Pois para ser um bom administrador é necessário ter um perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado além de organizar um plano de negócios.

Os assuntos tratados no desenvolvimento deste trabalho tomando como base as orientações do portfólio são: Quais sãoos passos para a abertura de uma empresa, ou seja, o que o empreendedor precisa fazer para abrir o próprio negócio; a importância da demonstração contábil; as diferentes estruturas de mercado e suas características; como DRE pode auxiliar o gestor na tomada de decisões além de simulações que envolvem cálculos matemáticos.

Os temas abordados e sua aplicabilidade são de grande relevância e contribui muito para o crescimento pessoal e profissional, já que não basta apenas abrir uma empresa, tem que saber gerir, sendo exigido para isso um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o publico que deseja atingir e planejar bem o negócio.

Um bom gestor deve elaborar estratégias de marketing, ter um fluxo de caixa elaborado que possibilite analisar, mensurar, registrar e controlar o patrimônio.

Vale ressaltar que independente de qual ramo se opte em trabalhar vai haver sempre competição por esse motivo tem que ser sempre criativo e inovador.

desenvolvimento

Produção textual Interdisciplinar

Começar um negócio de sucesso não é só encontrar um ramo de atuação,para abrir e gerir uma empresa é necessário ter um conjunto de habilidades e conhecimentos. No processo de abertura da empresa em si, é preciso estar atento em todos os passos e detalhes mais técnicos desse processo, como o contrato social, tributação e a escolha do imóvel. São questões importantes que, se mal resolvidas, podem atrapalhar os planos do empresário. È preciso ter entendimento de mercado,do publico que deseja atingir, além de ter um excelente planejamento do negócio. E também toda documentação necessária para a regularização da empresa.

A seguir algumas dicas para enfrentar esses passos de maneira mais eficiente e segura.

1. Confecção do contrato Social: Na abertura do negócio, o empresário

deve atentar na confecção do contrato social, em que são relacionados aspectos práticos do funcionamento do negócio, como definição básica da empresa (nome, endereço e atividade), o capital social (valor ou bens investidos), a relação entre os sócios e a divisão dos lucros.

2. Escolha do melhor regime de tributação: Na hora de abrir a empresa, o empreendedor deve estudar os três regimes de tributação existentes –Simples, lucro presumido e lucro real – e decidir qual deles é o mais indicado para o negócio.

3. Escolha do imóvel: Ao instalar a estrutura física do negócio, o empresário deve escolher um local que seja adequado para o seu público-alvo.È interessante oferecer espaço para estacionamento, com fácil acesso a transportes públicos.

4. Registros do imóvel e licenças: Antes de assinar um contrato de aluguel, é essencial verificar qual é a condição do Habite-se do imóvel (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento). Em algumas áreas, não é permitido funcionamento de atividades comerciais. Além disso, imóveis que têm declaração residencial não devem ser usados para finscomerciais.

Quando a empresa já está legalmente constituída, com contrato social, CNPJ e inscrições, zoneamento e Habite-se regularizados, o empresário consegue o alvará de funcionamento.

5. Contratação inicial de mão de obra: O plano de negócios, feito antes de a empresa começar a funcionar, deve conter um cálculo cuidadoso do volume de operações do empreendimento e do número de funcionários necessário para manter essa atividade.

6. Cálculo do custo da abertura de uma empresa: Além dos custos com infraestrutura e pessoal, é preciso levar em consideração os custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com