TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SUA ORGANIZAÇÃO ESTÁ VIVENCIANDO A PANDEMIA

Por:   •  24/9/2020  •  Resenha  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

Aos amigos da matéria e à minha professora, uma ótima noite! 

Bom, trabalho no varejo, no segmento de transportes de carga pesada e a nossa loja há mais de vinte anos se especializou em fornecer peças de reposição aos motoristas que necessita de manutenção.

Em meados de março, com início da pandemia no Brasil, não tínhamos a noção de como poderíamos continuar trabalhando e ao mesmo tempo se prevenir do vírus, pois havia um fluxo crescente de motorista na loja tendo em vista que a categoria não parou e precisava de peças para manutenção. Ao mesmo tempo, tínhamos receio em atender devido a possível contaminação do vírus através do contato com os motoristas, e ficamos no dilema da loja faturar mais ou nós morrer mais cedo.  

No primeiro momento como tudo era novo e desconhecido para nós, fizemos uma reunião para decidirmos o que seria feito diante da pandemia. Decidimos seguir os conselhos dos órgãos de saúde e seguir a recomendação de não aglomerar, ou seja, alguns colaboradores foram trabalhar em casa e outros ficaram para atender os motoristas com todos os materiais de higienização e de prevenção contra o vírus.

Com o passar dos meses, aumentou-se a demanda e com isso o fluxo de motoristas, diante disso a empresa mudou a estratégia e viu a necessidade de retornar todos os colaboradores para seus postos de trabalho, dizendo que garantiria a segurança e o bem-estar dos funcionários.

O resultado disso foi que 25% dos colaboradores incluindo o proprietário foi contaminado com o vírus da covid-19 e foi assunto da cidade. Fomos fiscalizados pela vigilância sanitária do município e agora a loja passou adotar uma estratégia mais conservadora, dedetizando os ambientes, fornecendo mais materiais de prevenção e higienização e principalmente criando protocolos para garantir o bem estra de todos.

Agora, vendo o tema da discussão e analisando friamente sobre o comportamento e a ética da empresa em relação à pandemia, poderia criticar negativamente a empresa dizendo que foi negligente, colocando a saúde dos colaboradores em risco com intuito de obter mais lucros. Porém, dois pontos me fazem refletir nesse contexto como o todo, o primeiro é de como seria se não retornássemos ao trabalho:  poderíamos perder o emprego e deixaríamos de atender as necessidades dos nossos clientes que são caminhoneiros e consequentemente os caminhoneiros não atenderia as necessidades do povo gerando escassez e falta de mantimento; o  segundo é que não dá para afirmar que a empresa foi antiética por se tratar de algo totalmente novo,  inesperado e grave, sendo colocada diante de uma situação em que teria que equilibrar as metas empresariais, bem como seus resultados, com a preservação da saúde não só de sua equipe, como também de seus clientes e fornecedores, e com isso conseguiu preservar todos os empregos, bem como não houve redução salarial, tendo aumentado significativamente o seu lucro, mostrando-se eficiente no processo de administração da crise. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com