TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO

Artigo: COMPORTAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Funcionários insatisfeitos com o trabalho podem impactar negativamente as vendas. Uma equipe motivada é mais comprometida com entregas e metas, além de manter o ambiente de trabalho estimulante.

Lidar com pessoas é sempre um desafio. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a manter sua equipe sempre motivada e disposta:

Recrute profissionais alinhados ao perfil da empresa

Contratar funcionários alinhados aos valores e objetivos da sua empresa é o primeiro passo para ter uma equipe motivada. Por isso, seja claro quanto a rotina de trabalho, ambiente, metas e visão da empresa durante o processo seletivo.

Busque por profissionais que além dos requisitos técnicos e experiência exigidas para o cargo, sejam automotivados. Questione sobre como se comportariam diante a situações de turbulência que envolvam colegas de trabalho e avalie se as respostas são compatíveis ao perfil da sua equipe.

Para minimizar as chances de equívoco, analise também como o candidato responde. Verifique se ele parece coerente sobre o que diz e, sempre que possível, cheque as informações sobre suas experiências e conduta de trabalho em empregos anteriores.

Avalie sua equipe periodicamente

Escute o que sua equipe tem a dizer com certa constância. Se um funcionário tiver abertura para explanar o que pensa, dificilmente deixará que esse incômodo afete o seu desempenho. Isto também é um bom recurso para melhorar a sua gestão.

Feedbacks também são importantes. Enalteça as qualidades e oriente seus funcionários sobre seus pontos a desenvolver. Isto demonstra sua preocupação com o crescimento profissional e pessoal de sua equipe, além de facilitar o bom convívio do grupo e o alcance de resultados.

Em situações cotidianas, elogie trabalhos executados com sucesso. Já nos momentos de dar a bronca, procure não só apontar os erros, mas ensinar como não cometê-los novamente. Para isto você pode aplicar três passos de uma técnica conhecida como sanduiche. Primeiro inicie a conversa exaltando os pontos fortes, depois mostre os pontos que precisam ser melhorados e por fim volte a falar das qualidades mostrando que tem confiança no êxito do funcionário.

Avalie seus funcionários individualmente. Isto evita constrangimentos e ruídos prezando um bom clima organizacional.

Desenvolva uma política de recompensas

Uma maneira interessante de manter a sua equipe motivada é trabalhar com um sistema de recompensas, que podem ser monetárias ou não. A idéia é estimular a produtividade para atingir as metas.

Considere premiações individuais e em grupo estimulando o trabalho em equipe. Estas bonificações podem vir em dinheiro ou através de uma viagem, um curso importante para impulsionar a carreira ou equipamentos eletrônicos, por exemplo. Além de manter os funcionários que já possuem um bom desempenho motivado, você também estimulará os que ainda não demonstraram a mesma eficiência.

Antes de implantar um sistema de recompensas o ideal é reunir o grupo para explicar como tudo funcionará. Assim, todos poderão tirar as dúvidas e perceber que esse é um estímulo e não uma competição entre a equipe.

Ajude a manter o clima agradável

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com