TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - UNIDADE 1

Exames: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - UNIDADE 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

No início do século XX, Henry Ford ficou rico e famoso ao fabricar automóveis. Nas plantas de Ford, cada um dos funcionários recebia tarefas específicas e repetitivas, ou seja, ele padronizava as tarefas ao dividir o trabalho entre os funcionários. Ford chegou a produzir um carro a cada 10 segundos e ainda provou que existe eficácia se os funcionários forem especializados em cada tarefa como, por exemplo, instalar a roda dianteira, ou a porta dianteira direita. A essência desse tipo de comando é que em vez de uma atividade ser completada integralmente por um só funcionário, ela é dividida em certo número de etapas, sendo cada qual realizada por uma pessoa. Dessa forma, cada indivíduo fica apenas habilitado a realizar parte de uma atividade. Essas ideias correspondem ao conceito de:

Resposta Selecionada:

Corretad. Especialização do Trabalho.

Resposta Correta:

Corretad. Especialização do Trabalho.

Feedback da resposta:

Alternativa correta, Especialização do Trabalho, pois significa o grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas separadas entre os funcionários.

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Os valores compartilhados entre os funcionários do site YAHOO são explicitados pelo lema “Faça loucuras, mas não faça nada estúpido”. Este lema orienta os funcionários quando desenvolvem os programas de entretenimento e serviços da internet. A criatividade dos funcionários é a chave para que o YAHOO se mantenha como portal líder no mercado virtual. A empresa contrata jovens informatas entusiasmados que trabalham em um ambiente informal, com poucas regras e regulamentos que possam inibir seu processo criativo.

Resposta Selecionada:

Incorretad. Este histórico nos ilustra o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento.

Resposta Correta:

Corretaa. Este histórico nos ilustra a forte cultura organizacional da empresa YAHOO.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Este histórico nos ilustra a forte cultura organizacional da empresa YAHOO.

A empresa YAHOO nos revela uma cultura organizacional, nas quais os valores essenciais são altamente acatados e amplamente compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores essenciais e quanto maior seu comprometimento com eles, mais forte será a cultura da empresa. Esta mesma cultura organizacional retroalimenta o comportamento de todos os funcionários, com elevado grau de concordância entre seus membros sobre os pontos de vista da organização. Isto gera coesão, lealdade e comprometimento. Essas qualidades reduzem a propensão dos funcionários a deixar a organização.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Sérgio possui conta em um grande Banco Brasileiro, e toda vez que necessita desse tipo de serviço, ele enfrenta um processo padronizado de ações, ou seja, as regras do Banco não se flexibilizam e seguem padrões rígidos de forma eficiente. Por outro lado, os funcionários do Banco realizam tarefas padronizadas, altamente rotineiras, formalizadas com regras e regulamentos. A liderança do Banco é centralizada. Esse cenário nos sugere o Modelo Organizacional:

Resposta Selecionada:

Corretaa. Burocrático

Resposta Correta:

Corretaa. Burocrático

Feedback da resposta:

Alternativa Correta, Burocrático, que é uma estrutura com tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas através de especializações, regras e regulamentos muito formalizados e com autoridade centralizada.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

De acordo com os dados do Center of Creative Leadership de Greensboro, Carolina do Norte, cerca de 40% das novas contratações de executivos fracassam no prazo de 18 meses. A causa desse fracasso, contatou-se que, em 82% dos casos, o problema apresentado era a falta de habilidade em manter um bom relacionamento com os seus pares e seus subordinados. Pesquisas apontam que as habilidades interpessoais são as mais importantes no universo organizacional, pois as habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Considera-se habilidades humanas dentro deste critério:

Resposta Selecionada:

Corretab. Saber construir equipes de trabalho, ter boa comunicabilidade, estimular os funcionários, saber administrar conflitos, entender as necessidades dos outros.

Resposta Correta:

Corretab. Saber construir equipes de trabalho, ter boa comunicabilidade, estimular os funcionários, saber administrar conflitos, entender as necessidades dos outros.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Saber construir equipes de trabalho, ter boa comunicabilidade, estimular os funcionários, saber administrar conflitos, entender as necessidades dos outros.

As habilidades humanas, são necessárias e prioritárias no mundo organizacional contemporâneo e se traduzem por inúmeras variáveis como: saber ouvir o outro, saber construir equipes, desenvolver a boa comunicação, estimular os funcionários no universo do trabalho, saber administrar conflitos, entender as necessidades dos outros.

Pergunta 5

0 em 0,2 pontos

Bruce Brown publica diariamente um boletim on-line pela net, fornecendo instruções aos assinantes sobre como consertar defeitos, os bugs que aparecem em softwares. O escritório central de Brown fica em Washington, mas muitas das funções são delegadas a pessoas em diferentes pontos dos EUA e até em Londres. Brown nunca se encontrou pessoalmente com boa parte dessas pessoas, inclusive um editor-chefe em Cleveland, que trabalha com ele há cinco anos. A história de Brown e de sua empresa nos ilustra um modelo de estrutura:

Resposta Selecionada:

Incorretac. De organização sem fronteiras.

Resposta Correta:

Corretab. De organização virtual.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: De organização virtual.

A organização virtual é um outro tipo de estrutura que também pode ser chamada de organização em rede ou modular. A sua estrutura é centralizada, com pouca ou até nenhuma departamentalização, sendo o oposto da burocracia típica, bastante departamentalizada. É um tipo de estrutura flexível que terceiriza a maior parte de suas funções de negócios, como a contratação de prestação de serviços de manufatura, distribuição, marketing ou qualquer outra atividade que seja mais econômica e eficaz. Uma importante habilidade humana para se trabalhar dentro desta estrutura é ser flexível, se adaptar e se ajustar à toda e qualquer imprevisibilidade.

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »