TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ATIVIDADE DISSERTATIVA

Tese: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ATIVIDADE DISSERTATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Tese  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

ATIVIDADE DISSERTATIVA

Carlos é profissional de uma empresa que atende muitas pessoas todos os dias. Em seu local de trabalho, há pessoas de diferentes níveis sociais, econômicos e escolares. Na sala de café reservada aos gerentes, duas funcionárias que servem os lanches e cuidam da limpeza costumam fazer seus trabalhos de acordo com o esperado. Carlos, no entanto, não gosta da forma como elas se expressam às vezes. Em uma das ocasiões que lhe chamou a atenção, uma delas disse a outra que “não tinha probrema, que ela ia resolver”, referindo-se a um copo que havia sido derrubado no chão. Ele acredita que elas devam ser dispensadas do emprego.

Tendo em vista a situação acima descrita e as discussões sobre variedades linguísticas desenvolvidas, escreva uma análise, entre cinco e dez linhas, sobre o posicionamento de Carlos diante das funcionárias, a partir da seguinte pergunta: a postura dele é adequada, tendo em vista o conceito de variedades linguísticas?

1 -Segundo o dicionário ortográfico brasileiro, "Variação Linguística" é o conjunto de variações de uma língua formado a partir de diferentes condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Ou seja, nada mais é do que formas diferentes de dizer a mesma coisa, em uma mesma língua, porém com palavras e expressões diferentes.

Sendo assim, obviamente não faz sentido algum demitir uma pessoa simplesmente por ela se expressar de uma forma diferente da minha ou da sua, até porque, infelizmente, ela não deve ter tido acesso à qualidade de estudo que deveria. E vale ressaltar que do mesmo modo que Carlos acha incorreta a forma de suas funcionárias falarem, elas também tem o direito de achar errada a linguagem que ele utiliza.

Sim, o ideal seria todos falarmos a língua o mais perto do padrão possível, afinal é para isso que a ortografia padrão existe, para simplificar, agilizar e dar mais clareza em nossas comunicações. Mas não podemos, de forma alguma, afirmar que uma pessoa está falando errado ou que nós estamos falando certo, são apenas jargões e os dois estão certos de acordo com a instrução que receberam, o que aconteceu no exemplo em questão é que a funcionária não utilizou o linguajar técnico, que muitos confundem com "linguagem correta".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com