TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE

Artigos Científicos: COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 A EMPRESA.............................................................................................................4

2.1 ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO..................................................................4

2.1.1 PRINCIPIOS ÉTICOS.........................................................................................5 2.1.1.1 RELAÇÕES INTERPESSOAIS........................................................................6

2.1.1.1.1 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO......................................7

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de mostrar o sistema de gestão e as características adotadas pela organização que iremos abordar. Foi dividido em algumas etapas, primeiramente será falado sobre o mercado em que está inserida, sua estratégia operacional e econômica. E por que está situada nessa cidade. Depois será identificada a sua estrutura organizacional. Em seguida serão tratadas questões sobre os principais princípios éticos dessa empresa. Apontando também a forma que acontece às relações interpessoais de seus colaboradores e as competências necessárias para atuarem nesta organização. E por último será apresentado algumas perguntas feitas ao Gerente dessa empresa referentes ao uso de tecnologias e como ela influencia o dia-dia de seus colaboradores.

A empresa pesquisada é uma fazenda. Grande produtora de frutas e também uma grande exportadora de café aqui da nossa região. Todas as atividades realizadas na fazenda estão inseridas em sistemas de gestão integrada de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e de produção.

2 A EMPRESA

Atualmente o município de Luís Eduardo Magalhães conta com uma população estimada em mais de 50 mil habitantes. Possui a décima economia do estado da Bahia, sua região é responsável por 60% (sessenta por cento) da produção de grãos do estado, o município faz fronteira com Tocantins e Goiás, colocando-o em uma posição geográfica estratégica, o que contribuiu ainda mais para o seu desenvolvimento. O forte potencial agrícola atraiu para a cidade várias empresas do setor industrial, no comércio e na prestação de serviços. Entre essas empresas destaca-se a Fazenda AGRONOL S.A que está inserida no mercado agropecuário situada no Cerrado da Bahia, por sua localização geográfica, terras planas, excelente disponibilidade de água, temperaturas elevadas, regime hídrico bem definido e boa oferta de mão de obra. Desenvolvem-se duas atividades básicas, fruticultura e cafeicultura, a Fazenda Agronol dedica-se à produção de mamão, laranja, limão taiti, tangerina, goiaba e abacaxi. É também uma grande produtora e exportadora de café. Oportunismo no mercado para geração de lucros e renda para o município é sua estratégia em termos econômicos. Com o mercado aquecido visa alcançar metas a curto e a longo prazo.

2.1 ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO

A empresa Fazenda Agronol esta inserida em áreas funcionais, que subdividem em funções que em seu interior agrupam tarefas relacionadas, necessárias ao funcionamento de toda empresa. Todas as áreas funcionais abrangem as funções e atividades envolvidas diretamente no processo de transformação em produtos. A empresa Fazenda Agronol esta estruturada assim: administração de Rh, produção, marketing e financeiro. Os resultados de cada função são repassados as demais funções. Proporcionando um intercambio entre as funções e suas áreas funcionais. Duas das áreas da empresa que estamos abordando e suas respectivas funções:

Na área funcional de Rh: Planejar a necessidade de pessoal, orçamento de pessoal, análise de mercado de trabalho e pesquisa de recursos humanos, recrutamento, remuneração, cargos e salários, gestão de carreiras, higiene e segurança no trabalho, integração do novo empregado, treinamento e desenvolvimento.

Na área funcional Financeira: Setor que fica responsável pela administração dos fundos, com isso é aplicado uma série de princípios econômicos e financeiros. Todos os dados obtidos no setor financeiro permitem auxiliar no processo de gestão da empresa, e também contribuindo no planejamento e controle das atividades, gerenciamento dos recursos financeiros utilizados pela empresa. Faturamento, emissão de cheque de pagamento, emissão de cobrança, registro contas a pagar, receber entre outras atividades.

2.1.1 PRINCIPIOS ETICOS

Princípios éticos são códigos de conduta que servem de referência para um comportamento baseado em valores. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os colaboradores. Mesmo quando uma organização não tem um código de ética formal, sempre existe um conjunto de princípios e normas que sustentam as suas práticas. A Ética é, portanto, um produto das relações humanas. De forma pragmática, a ética se apresenta como o assunto cujo estudo tem tornado possível maximizar a eficácia das relações humanas nas empresas. Os principais princípios éticos norteadores da empresa Fazenda Agronol são: A não descriminação humana baseada em sexo, religião, raça, posição política ou social; respeito mutuo; valorização dos colaboradores; Preservação do meio ambiente; satisfação do cliente; fazer prevalecer elevados padrões éticos de negociação e de comportamento, nas suas relações com clientes; expressão cultural e comunicação direta e interpessoal.

Objetivo das normas é o de se tentar prever, racionalizar e evitar que conflitos éticos ocorram. A manutenção dos princípios éticos dessa organização é feita através da boa comunicação, profissionalismo, cooperação, confiança e respeito entre os gestores e seus colaboradores. As ações são recomendadas para manter as normas e regras pré-estabelecidas. Todas as regras comportamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com