TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais fatores na atualidade levam as pessoas a viver na rua

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  1.773 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO (TG) – Serviço social

Professora Márcia Toledo

Cerca de 1% da população de uma cidade do porte de São Paulo, com aproximadamente 18 milhões de habitantes, vive em situação de rua. O perfil do morador de rua atual não é mais representado pela figura do imigrante, geralmente negro, com pouca escolaridade e desempregado. Aliás, não há perfil homogêneo para traçar a população que vive nas ruas, conforme Aldaíza Sposati. Descreva quais os fatores responsáveis na atualidade por levarem algumas pessoas a viverem nas ruas.

Não podemos generalizar, mas a desigualdade social e a extrema pobreza são fortes fatores que levam um ser humano a morar na rua.

A grande maioria dos moradores de rua nos dias atuais, são de classe baixa, políticas públicas paliativas, ou mesmo a inexistência de ações do governo, contribuem para a manutenção da população em situação de rua no Brasil.

São várias as razões que levam as pessoas a serem moradores de rua, podendo ser elas: estrutura familiar e espiritual, problemas psicológicos, exclusão social, desemprego, alcoolismo, uso de drogas, depressão, prostituição, perda de memória, distúrbios mentais, ameaça, violência, e inacreditavelmente opção própria.

Muitos deixam seu convívio familiar, para tentar a vida em outro lugar, como se fosse um refúgio não encontrando apoio acabam indo viver nas ruas.

Alguns nem se lembram porque viraram moradores de rua, nos casos de drogas as pessoas se sentem rejeitadas, e sem expectativas de uma vida melhor, se encontram em situação de sobrevivência, fora do contexto familiar e social, sem esperanças, usam as ruas para fugir da realidade.

Esses são alguns dos principais fatores responsáveis que levam pessoas a viverem como moradores de rua.

Referências:

http://brasilescola.uol.com.br/brasil/populacao-situacao-rua.htm

http://tvbrasil.ebc.com.br/tags/moradores-de-rua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com