TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE GESTAO DE PESSOAS

Dissertações: CONCEITO DE GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1. Definir o conceito de Gestão de Pessoas e de mudanças organizacionais.

O conceito de gestão de pessoas é a função administrativa devotada á aquisição, treinamento, avaliação e renumeração dos empregados. Todos os gerentes são gerentes são pessoas estão envolvidos em atividades com recrutamento, entrevistas e seleções. A gestão de pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pela contribuição de capital intelectual que simboliza, mais que tudo a importância do fator humano em plena era da informação.

Na mudança organizacional representa propriedades da organização como um todo onde suas unidades produtivas, como elementos impulsionadores da organização e são capazes de dotá-los de inteligência, talentos e aprendizagens indispensáveis á sua constante renovação e competitividade cheios de mudanças e desafios .As pessoas como fonte de impulso próprio que dinamizar a organização e não como administradores passivos, insensíveis e deslumbrados.

Passo 2. Contexto histórico do filme Tempos Moderno

Tempos Modernos (Modern Times) EUA, 1936.

Na época do lançamento do filme contexto histórico se caracterizava pelos anos seguintes da Crise de 1929 que assolou a sociedade norte americana, levando uma boa parte da população ao desemprego e a fome. Tempos Modernos é uma critica aberta á sociedade Industrial que se caracteriza por um tipo de produção que toma como base a linha de montagem fordista.

É considerada uma forte critica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, tolinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma critica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da revolução industrial.

Neste filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada sena é trabalhador para que a mensagem chegue verdadeiramente tal que seja. E nada parece escapar: Máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidades, a escravidão , o amor também surge quase paternal, a de um vagabundo por uma menina de rua.

Passo 3. Paralelo entre o filme Tempos Modernos e a introdução à moderna gestão de pessoas

O clássico filme Tempos Modernos, estrelados por Charles Chaplin, mostra exatamente como, no passado, o homem era empregado, nas empresas, os funcionários eram distribuídos na linha de produção como uma peça na engrenagem das máquinas.

Uma maquina ,quando quebra é substituída ,pois perde o valor para a empresa. O principio era o mesmo em relação às pessoas. O trabalho humano era explorado o máximo possível. A resistência física e a produtividade eram as características mais valorizadas no surgimento da Era Industrial.

Contudo, com o passar dos tempos trabalhadores passaram a se organizar e a exigir condições mais justas de trabalho. Surgiram os Sindicados, que são associações de trabalhadores que se agrupam para defender seus direitos fundamentais no trabalho.

A luta por melhores condições de trabalho resultou em uma serie de leis que visaram a proteger o bem estar e a segurança dos trabalhadores. No Brasil temos a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) como principal conjunto de normas sobre o trabalho humano.

Paralelamente às lutas das classes trabalhistas, ocorria o desenvolvimento tecnológico. Novas máquinas e robôs substituíram o trabalho humano em varias atividades. Para a empresa ser produtiva, não era mais necessário ter uma quantidade imensa de empregados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com