TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO 5S

Trabalho Universitário: CONHECENDO 5S. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  3.600 Palavras (15 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 15

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA 5S EM UMA EMPRESA

RESUMO: A pesquisa aqui apresentada se propôs à análise da importância do programa 5s em uma empresa, com intuito de reconhecer aspectos inerentes ao processo. Assim a investigação procurou fazer um breve apanhado do conceito. O programa 5s é um processo continuo que tem apenas inicio. É um conjunto de atitudes que leva as pessoas a uma maior satisfação no trabalho, consolidou-se no Japão na década de 60 e os objetivos de busca de qualidade em todos os sentidos; qualidade dos produtos, qualidade dos trabalhos, qualidade de vida. O programa 5s tem características simples, fácil entendimento, fácil de ser aplicado; influencia positivamente o comportamento das pessoas, estímulo a autodisciplina e possibilidade de melhora continua.

Palavras-chave: Planejamento. Ações. Conceitos.

INTRODUÇÃO

O 5S é uma ferramenta de trabalho que permite desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional, motivação dos funcionários e consequente melhoria da competitividade organizacional. Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S (DAVIS, 1992).

Ainda de acordo com o autor citado acima o “5 s” é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos, princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta, ela surgiu nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a chamada crise de competitividade. Além disso, havia muita sujeira nas fábricas japonesas, sendo necessária uma reestruturação e uma “limpeza”.

O país precisava reestruturar-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial. O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, todos iniciados com a letra “S” porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.

Mas para (LAPA,1996), Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes: “Teoria da Escova” e “Housekeeping”, respectivamente; mas a idéia é a mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade Total. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni (SILVA, 1992).

Assim, as organizações com o objetivo da busca de melhoria da qualidade de vida no trabalho, cria no programa 5S uma base para o desenvolvimento dessa qualidade. Não só os aspectos de qualidade e produtividade devem ser delegados aos funcionários, o mesmo deve ocorrer com relação a organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidade, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado, manutenção da arrumação, limpeza, áreas isentas de pó, condições padronizadas que clareiam a mente do funcionário e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho, em equipe, e dia após dia (SILVA,1992).

O caminho prático é a implantação dos 5Ss, cinco passos integrados, que buscam fortalecer 5 Sensos, o termo “Senso” significa uso correto da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular, formando um todo único e simples que nos ajudam a encarar o ambiente de trabalho de uma maneira totalmente nova (DAVIS, 1992).

Os 5 Ss são:

• Seiri (整理): Senso de utilização.

• Seiton (整頓): Senso de ordenação.

• Seisō (清掃): Senso de limpeza.

• Seiketsu (清潔): Senso de saúde.

• Shitsuke (躾)(習慣): Senso de autodisciplina ou hábito,costume.

Davis (1992), afirma em sua obra que o objetivo principal do 5 S é melhorar a qualidade de vida das pessoas, construindo um ambiente saudável e acolhedor para todos. Este objetivo somente será alcançado se todos nós vivermos alguns valores básicos como respeito a cada pessoa, trabalho em equipe, qualidade e excelência no trabalho, responsabilidade, organização e empenho, defesa da vida, satisfação e alegria de todos. O novo cenário mundial tem motivado empresas para avaliarem sua postura em relação ao consumidor, isto é, aos seus clientes, sejam internos ou externos. Os requisitos de Qualidade Total (qualidade intrínseca, custo, entrega, segurança e moral) são fatores críticos para a sobrevivência das empresas diante deste cenário e junto com a visão da qualidade total há o programa 5S.

OS CONCEITOS DOS 5S:

SEIRI: SENSO DE UTILIZAÇÃO:

Seiri significa separar o necessário do desnecessário. Manter no local de trabalho apenas o que você realmente precisa e usa, na quantidade certa. Refere-se à identificação, classificação e remanejamento dos recursos que são úteis ao fim desejado. Refere-se a eliminar tarefas desnecessárias e desperdícios de recursos, inclui uma utilização correta dos equipamentos para um aumento do tempo de vida destes. Não deve haver excessos de materiais, equipamentos ou ferramentas no local de trabalho (SILVA, 1992).

Deve-se lembrar de manter somente o necessário ocupando espaço. Isso se aplica a todos os aspectos do ambiente do trabalho: mesas, gavetas, armários, etc. Não ache que jogar fora é desperdício, nem de descartar algo achando que poderia precisar daquilo algum dia. O material deverá ser enviado à área de descarte.

Procedimentos: 1 - Analisar tudo o que está no local de trabalho. 2 - Separar o necessário do que é desnecessário. 3 - Verificar utilidade de cada item perguntando : agrega valor? 4 - Manter estritamente o necessário. Resultado: Com melhor organização, melhora a produção

SEITON: SENSO DE ORDENAÇÃO:

Seiton significa a arte de colocar cada coisa em seu lugar para pronto uso. Refere-se a disposição dos objetivos, comunicação visual e facilitação do fluxo de pessoas, com isto há diminuição do cansaço físico, economia de tempo e facilita a tomada de medidas emergenciais. O primeiro passo é definir um lugar para as coisas. O segundo passo é como guardar as coisas. O terceiro passo é obedecer as regras. Cada coisa tem que ter nome (SILVA, 1992).

Dê nome a tudo! Um lugar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com