TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCALCULIA

Tese: DISCALCULIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  Tese  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 5

Discalculia

Elisangela Baldo Ferreira

Icaraíma – PR

Elisangela Baldo Ferreira

DISCALCULIA: ALGO A SER DESVENDADO

Artigo elaborado em respeito

a falta de conhecimento e esclarecimento

das duvidas desta temática.

Icaraíma–05/12/2004

DISCALCULIA

Elisangela Baldo Ferreira

Graduada em licenciatura matemática com ênfase em informática

Para a realização desta pesquisa optou-se por uma abordagem teórica, bibliográfica, com enfoque qualitativo dos dados e informações relevantes quanto ao processo de ensino aprendizagem . Espera-se que com este conhecimento possamos repassar mais informações sobre este problema de aprendizagem, assim como, tenhamos mais atenção para que seja realizado um diagnostico e atendimento mais precisos

1. INTRODUÇÃO

Compreende-se por Discalculia a dificuldade ou inabilidade de compreender, manipular e executar operações matemáticas e aritméticas, conceituadas por certos profissionais educacionais como sendo uma inabilidade de conceituar números ou quantidades comparativas, sendo possível haver um equivoco com a acalculia que se refere à perda das habilidades de calculo por problemas neurológicos ou outros distúrbios como a dislexia. A Discalculia é um distúrbio não muito estudado ou conhecido por esse motivo às pessoas que apresentam este distúrbio acham normal o descontentamento com as relações aritméticas e não acabam percebendo esta alteração do comportamento psicopedagógico. Este distúrbio pode ocorrer com pessoas de qualquer idade e nível de QI, mas estudos comprovam que geralmente ocorre na infância período em que se destaca o principio da aprendizagem e práticas pedagógicas onde a criança com o distúrbio apresenta dificuldades em resolver problemas específicos de matemática, números e símbolos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA:

A Discalculia faz parte da linguagem quantitativa e está associada a várias causas como ausência de fundamentação matemática, essa dificuldade atinge diversos graus, a leitura, a escrita, a ortografia. JOHNSON e MYKLEBUST (1983, p.123-44.), terapeutas de crianças com desordens e fracassos em aritmética afirmam que:

A discalculia é um transtorno de aprendizagem que causa a dificuldade na matemática. Este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização, por isso é importante não confundir discalculia com qualquer outro tipo de distúrbio ou fator de dificuldade de aprendizagem. O portador de discalculia comete erros diversos nas soluções de problemas verbais, nas habilidades contagem, nas habilidades computacionais e na compreensão de números.

Segundo os pesquisadores, a criança com discalculia é incapaz de :

(a-) Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;

(b-) Conservar a quantidade, o que a impede de compreender que 1 kg a quatro pacotes de 250 grs.

(c-) Compreender os sinais de soma , subtração, divisão e multiplicação;

(d-) Sequenciar numero, como, por exemplo, o que vem antes do 11 e depois do 15 (antecessor e sucessor)

(e-) Classificar números;

(f-) Montar operações

Convém destacar, ainda, que os processos cognitivos envolvidos na discalculia são:

(a-) Dificuldade na memoria do trabalho;

(b-) Dificuldade de memoria em tarefas não verbais ;

(c-) Dificuldade na memoria de trabalho que implica contagem.

Diversas habilidades podem estar prejudicadas pelo transtorno, como: habilidades linguísticas (compreensão e nomeação de termos , operações ou conceitos matemáticos ,e transposição de problemas escritos em símbolos matemáticos); perceptuais (reconhecimento de símbolos numéricos ou aritméticos ou agrupamento de objetos em conjuntos); de atenção (copiar números ou cifras, observar ,observar sinais de operações) ; e matemáticas (dar sequencia a etapas matemáticas, contar objetivos e aprender tabuadas de multiplicação).

Tipos de Discalculia

Os pesquisadores Johnson e Myklebust (1983) baseiam seus estudos em uma classificação com seis tipos de discalculia:

(1º) Dicalculia Verbal – Dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos , os símbolos e as relações:

(2º) Discalculia Practognóstica – Dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens, matematicamente;

(3º)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com