TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSEQUÊNCIAS DE GESTÃO NÃO GUBERNAMENTAL DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

Tese: CONSEQUÊNCIAS DE GESTÃO NÃO GUBERNAMENTAL DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

CONSEQUENCIA DA GESTAO DE PESSOAS INEFICIENTE DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

O desempenho das organizações depende muito do clima organizacional, este é fundamental para a sobrevivência das organizações. O clima organizacional representa um conjunto de propriedades referente ao ambiente de trabalho o qual é percebido por todos os indivíduos envolvidos determinando o nível de motivação e as características comportamentais dos colaboradores. O clima organizacional impacta diretamente na produtividade, sendo este bom, os colaboradores tende aumentar suas contribuições para o alcance das metas das organizações. Entretanto, uma gestão ineficiente pode gerar graves problemas tanto para as organizações quanto para as pessoas.

Uma das principais consequências negativa para as organizações é o turn-over (rotatividade de pessoas). É altamente onerosa para a empresa quando há rotatividade, pois existem despesas de rescisão de contato, recrutamento, seleção, treinamento e entre outros.

O absenteísmo também tem seu efeito negativo e repercute economicamente na empresa, a partir do momento em que gera queda na produtividade e redução da qualidade e diminuição da eficiência no trabalho. Atrelado ao absenteísmo está a desmotivação. O colaborador quando desmotivado busca alternativas para justificar a ausência no trabalho como apresentação de atestado medico e qualquer pretexto é motivo para faltar ao trabalho. Além disso, a desmotivação faz com que a realização das atividades ocorra de forma lenta, sem qualidade e a consequências é não ter os resultados desejados.

EMPRESAS NÃO PRIORIZAM GESTÃO DE PESSOAS

A má gestão tem se tornado um grande problema para as organizações. Segundo um estudo realizado em 118 empresas alemãs, as corporações tem sofrido grandes prejuízos na produtividade de seus funcionários porque em 80% dos casos, a gerência não sofre penalizações pela falta de gestão, fazendo com que muitos colaboradores acabam se desligando psicologicamente do trabalho. Isso acarreta em maiores gastos para as empresas, pois os funcionários perdem seu rendimento e se sentem mal tratados.

Uma das razões apontadas pelo estudo para a descaso com relação ao comando dos recursos humanos é a falta de treinamento ou treinamento inadequado dos gerentes desse setor. Assim, eles não conseguem identificar a necessidade de desenvolver habilidades de gestão. Outro fator que traz descontentamento aos colaboradores é a falta de transparência nos critérios que são usados na hora de selecionar os altos executivos, prejudicando também o ambiente de trabalho.

Já outro estudo mostra que 9,3% das faltas trabalhistas na Alemanha estão ligadas a causas psicológicas, dentre elas o excesso de trabalho, o estresse e a falta de reconhecimento por parte do chefe. Segundo dados, 54% dos funcionários afirmam que não são elogiados pelo chefe, afetando tanto o bem estar no ambiente de trabalho quanto o sucesso da empresa.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »