TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES SOBRE A DELIMITAÇÃO DO TEMA E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.664 Palavras (23 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 23

1 CONSIDERAÇÕES SOBRE A DELIMITAÇÃO DO TEMA E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

  Conhecimento dos principais ativos com ação sobre o rejuvenescimento facial, observando suas particularidades, mecanismo de ação e função sobre o tecido cutâneo.

        

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O envelhecimento cutâneo e de seus anexos ocorre, assim como o envelhecimento dos outros sistemas e órgãos do organismo. Geralmente caracterizamos a idade de uma pessoa por observar a aparência de sua pele. Forças como a gravidade, remodelação óssea, atividade da musculatura facial e alterações solares, são responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Logo quando nos referimos ao envelhecimento estamos enfatizando a presença de rugas no tecido cutâneo. Não existe na literatura uma definição clara para rugas, no entanto podemos referenciá-las como linhas, sulcos e dobras, que aparecem na pele por conseqüência do envelhecimento fisiológico (envelhecimento intrínseco) e do envelhecimento causado por fatores ambientais (envelhecimento extrínseco). (ZIMBLER; KOKOSKA; THOMAS, 2001)

O envelhecimento intrínseco é um conjunto de mudanças estruturais que ocorrem pelo envelhecimento fisiológico do organismo, sendo este determinado geneticamente para cada indivíduo. Já o envelhecimento extrínseco é um conjunto de mudanças estruturais causadas por fatores ambientais, tais como: estilo de vida, hábitos alimentares,  consumo de álcool, fumo e exposição solar. (POLJASK; DAHMANE; GODIC, 2012)

A cosmetologia está gradativamente mais rica em conhecimento e tecnologia, possibilitando a criação, extração e utilização de ativos cosméticos com significativa eficácia para o tratamento do envelhecimento cutâneo. Com base nas reflexões acima, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: ativos destinados ao rejuvenescimento facial possuem ação benéfica para o tratamento do envelhecimento cutâneo?

  1. JUSTIFICATIVA

Como acadêmicas do curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Campus Tubarão, o interesse pela pesquisa foi pelo fato de ter cursado a disciplina de Cosmetologia II, onde ativos cosméticos foi um dos temas abordados. Obtivemos conhecimentos de variados ativos cosméticos que se destinavam a determinadas afecções cutâneas. Porém os ativos de rejuvenescimento facial foram os que mais nos despertaram atenção.  Tratando-se de uma área da estética de extremo crescimento, resolvemos aliar nossos conhecimentos para a pesquisa de ativos rejuvenescedores.

O envelhecimento cutâneo sofre a influência de dois processos distintos, o processo de envelhecimento geral, que é aquele que ocorre pela passagem do tempo e é determinado geneticamente é denominado envelhecimento intrínseco, ou seja, é o envelhecimento fisiológico do organismo como um todo, enquanto o processo de envelhecimento que ocorre por conseqüência de fatores ambientais é denominado de envelhecimento extrínseco. Cada processo de envelhecimento é caracterizado por sinais, o envelhecimento intrínseco é decorrente de alterações funcionais, o tecido cutâneo torna-se mais seco e pálido, com rugas finas e um certo grau de flacidez. Em contra partida o envelhecimento extrínseco é caracterizado por ocorrer de forma prematura na pele, sendo decorrente de alterações morfológicas e fisiológicas marcantes. (VIERKOTTER;  KRUTMANN, 2012)

O envelhecimento facial, com os surgimento das chamadas rugas de expressão é um fator significativo que incomoda a maioria das pessoas quando se deparam com as marcas do tempo na pele. O surgimento das rugas pode ocasionar problemas psicológicos como depressão e baixa auto-estima. A área estética está gradativamente evoluindo para criação e inovação de novos produtos cosméticos, além de investir cada vez mais em tecnologia. A busca pela beleza em geral e principalmente por um aspecto mais jovial na aparência dos indivíduos é algo crescente na sociedade atual, tendo em vista que a população tende a ter de forma gradativa uma expectativa de vida mais prolongada. E com isso tendem a buscar medidas que lhes proporcionem qualidade de vida e bem estar. Por esses motivos acreditamos que é de grande benefício para o conhecimento a pesquisa sobre ativos rejuvenescedores.

A pesquisa terá como finalidade avaliar os benefícios dos principais ativos com ação no rejuvenescimento facial, observando suas particularidades, mecanismo de ação e função sobre o tecido cutâneo.

  1. OBJETIVOS
  1. Geral

Conhecer os benefícios dos ativos com ação sobre o rejuvenescimento facial, observando suas particularidades, mecanismo de ação e função sobre o tecido cutâneo.

1.4.2    Específicos

  • Compreender o envelhecimento intrínseco e extrínseco.
  • Observar fatores ambientais que podem acelerar o envelhecimento cutâneo.
  • Compreender a ação dos ativos rejuvenescedores sobre o tecido cutâneo.
  • Avaliar os principais ativos com ação sobre o rejuvenescimento facial, observando suas particularidades, mecanismo de ação e função sobre o tecido cutâneo.  


  1.  ATIVOS COM AÇÃO SOBRE REJUVENESCIMENTO FACIAL
  1. ENVELHECIMENTO CUTÂNEO

           A estética facial se dá pela integração entre tecidos moles e duros, o desequilíbrio entre esses dois tipos de tecido, tem como conseqüência as primeiras características de envelhecimento. Forças como a gravidade, remodelação óssea, atividade da musculatura facial e alterações solares, são responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Com base na literatura já existente sobre envelhecimento o observou-se que o equilíbrio entre a estrutura óssea e os tecidos moles é um fator determinante para o surgimento das primeiras linhas de expressão. (ZIMBLER; KOKOSKA; THOMAS, 2001)

O envelhecimento do organismo como um todo é um processo natural, porém complexo. Pode ser chamado de envelhecimento “mosaico” que se trata de um envelhecimento evidente, no entanto que segue diferentes trajetórias no organismo, afetando diferentes órgãos, tecidos e células. É na pele que podemos encontrar as primeiras marcas do tempo, sendo que o envelhecimento dos órgãos internos não é visível aos olhos. (GANCEVICIENE et al., 2012)

Segundo Poljask, Dahmane e Godic (2012), muitas teorias tentam explicar o processo de envelhecimento, mas a mais plausível delas centra-se em danos no DNA e no processo de reparo concomitante, que induz alterações genômicas pigenéticas que levam a senescência celular, perda da função celular adequada, e as aberrações cromossômicas. Influências genéticas que podem contribuir para o envelhecimento são na verdade 3%  levando em consideração outros fatores. É difícil separar o envelhecimento instrínseco de uma variedade de outros fatores que contribuem para o envelhecimento, como fumo, exposição ao sol, poluição, dentre outros fatores ambientais, que caracterizam o envelhecimento extríseco. Como consequência a taxa de envelhecimento é diferente entre populações e significativamente diferente entre regiões anatômicas de um mesmo indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (440.6 Kb)   docx (798.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com