TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogico

Dissertações: Trabalho Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 8

ENTREVISTA:

Com as professoras da Educação Infantil: da rede municipal de Rolim de Moura.

A escola que escolhemos foi uma escola municipal de Educação Infantil.

E.M.E. I Benta Idavina Ferreira Pepinelli Peres.

Para a professora Claudia Flor de Souza a criança aprende através das convivências sociais, temos de levar em conta, como questão básica a sua realidade pessoal. Isso significa que essa realidade é bastante diferente de uma pessoa para outra. Essa diferença se expressa em características de personalidade, ritmos distintos na execução de tarefas e formas peculiares de interpretar o que acontece ao seu redor, sobretudo nas suas relações interpessoais por que cada criança tem um ritmo de aprender. Acredito que destacando as diferenças de ritmo, percebemos que existem ritmos diferentes não só para a realização de tarefas como também no desenvolvimento pessoal (físico, intelectual, emocional e social), por que umas são mais lentas e outras já tem mais facilidade na aprendizagem, o que é básico para a formação da criança no contexto da sua individualidade. Isso nos mostra o que observamos varias crianças numa sala de aula, quando crianças diante da mesma tarefa, reagem de formas diversificadas.

O objetivo da educação infantil é propiciar ao aluno um ambiente rico em experiências necessárias ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social, adquirindo experiências e estimulando interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e a sociedade. Fazer o uso das diferentes linguagens; ( corporal, musical, e artes plásticas, oral e escritas) favorecendo situações de comunicação e autonomia de si mesmo e do outro.

Acredito que o papel do professor seja nutrir o interesse do aluno, sendo capaz de respeitar o grau de desenvolvimento das múltiplas inteligências do mesmo, do contrário a atividade lúdica perde completamente sua riqueza e seu valor, além do mais o professor deve gostar de trabalhar esse novo método sendo motivador a fazer com que os alunos gostem de aprender, pois se o educador não se entusiasmar pelo que ensina o aluno não terá o interesse em aprender.

A conquista da linguagem, tanto da fala quanto da escrita é uma conquista marcante. Quando uma criança aprende a ler e a escrever, ela começa a dominar um sistema linguístico. Depois que ela está alfabetizada ela prossegue seu aprendizado da escrita, ela vai descobrir que a escrita é um conjunto de regras, e vai aprender a conviver com essas regras, aprendendo a respeitá-las.

A aprendizagem da linguagem oral escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. O trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na Educação Infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.

Acredito que a alfabetização é uma das fases mais importante na formação escolar da vida de um individuo. E a educação infantil é o primeiro passo para este caminhar do desenvolvimento da linguagem escrita para toda a vida. Portanto, cabe ao educador a responsabilidade de construir, a sua sala de aula, com práticas pedagógicas que respeitem os processos estudados pela psicogênese, bem como também respeitar as diferenças sócio culturais de seus educandos. Portanto, o desenvolvimento da língua escrita possibilita o desenvolvimento de toda criança neste nível de alfabetização, mas também sobre todo o processo de construção do conhecimento, principalmente na construção da escrita pela criança, e assim, conseguir ver esta como um ser pensante e criativo, e que por isso é capaz de pensar na escrita e na leitura antes mesmo de tê-las dominado para estar alfabetizado.

Considero que a ludicidade é de fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades motoras em crianças, pois através dos jogos e brincadeiras a criança se sente estimulada. Assim também a experiência da aprendizagem tende a se constituir um processo vivenciado prazerosamente. A escola ao valorizar as atividades lúdicas, ajuda a criança a formar um bom conceito positivo de mundo, ajudando no seu crescimento e contribuindo para um bom desenvolvimento de suas habilidades motoras. O lúdico aplicado à prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador s aulas mais dinâmicas e criativas. Através das atividades lúdicas desenvolvem-se várias habilidades, explorando e refletindo sobre a realidade, a cultura na qual se vive, incorporando e, ao mesmo tempo, questionando regras e papéis sociais. Pode-se dizer que as atividades lúdicas ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica, podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos para o educando, também funciona como exercícios necessários e úteis à vida. Brincadeiras e jogos são elementos indispensáveis para que haja uma aprendizagem com divertimento, que proporcione prazer no ato de aprender, e que facilite as práticas pedagógicas em sala de aula. Através da ludicidade a criança vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior. As atividades lúdicas podem ser consideradas como meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizações, que através do prazer, ela expressa a si própria e suas emoções e fantasias no desenvolvimento do aprender.

Segundo a professora Cátia Helena a criança aprende captando habilidades, absorvendo hábitos e atitudes dos que a rodeiam, aprende mais por experiência do que por erro, assim a criança aprende pela afeição, pelo amor, pela paciência , pela compreensão, por pertencer, por fazer e por ser. Dessa maneira no dia a dia a criança passa a saber um pouco do que você pensa e entende. A experiência, a observação e a exploração do meio, trás para a criança conhecimento e possibilita a reorganização do seu pensamento, abrindo a possibilidade de soluções para novas buscas. A criança é o resultado das suas vivências, seja sozinha ou em grupo.

Os objetivos da Educação Infantil é o desenvolvimento integral da criança ate cinco anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com