TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Artigos Científicos: CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Atualmente nas empresas, busca-se a maximização dos resultados e a minimização dos custos. Todavia em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável. Vale ressaltar que essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, segurança no trabalho, alimentação, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor e, também, outros aspectos direcionados à valorização da empresa no mercado.

Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos que são colocados à disposição no mercado. Com isso, busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preço acessível ao consumidor, baixo custo e ganho equilibrado para a empresa. Visando à obtenção desse resultado, as empresas precisam de estratégias de gestão. Na Contabilidade, os meios usuais de divulgar as informações são os demonstrativos contábeis. As informações contidas nesses demonstrativos devem possuir características qualitativas, tais como: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Os demonstrativos contábeis buscam evidenciar os resultados e o desempenho que uma empresa obteve em um determinado período.

Nas empresas, observa-se que apenas a visão do lucro é insuficiente para alcançar os objetivos da entidade. Em longo prazo, para a empresa possuir continuidade, ela deve atender às necessidades de todos os agentes envolvidos: clientes, governos, comunidade, funcionários e acionistas. Dentre essas necessidades, destacam-se o bem estar dos próprios funcionários e da sociedade com ênfase no aspecto ambiental. Temos aí a chamada gestão empresarial que,amparada em técnicas de gestão, pratica constantemente a arte de planejar,organizar, controlar e decidir passos a serem seguidos pela organização em direção ao alcance de seus objetivos. Inserida nesse contexto temos á Contabilidade vista como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades organizacionais, que nesse caderno mostra-se da forma mais aplicada possível, ou seja, como fonte geradora de dados e informações úteis que subsidiam a gestão organizacional em seus processos de tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com