TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVERSA COM UM PROFESSOR DE QUALQUER ETAPA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso Licenciatura em Matemática

Disciplina: Filosofia da Educação

Discente: Lucas Gomes Vilas Boas - 202001537163

Título: Conversa com um professor de qualquer etapa da educação: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior

Alagoinhas - 2020

Objetivo:

Esse estudo tem como objetivo uma conversa com um professor de uma rede municipal de ensino, onde ele irá contar um pouco sobre o seu dia a dia com os alunos, sua metodologia de trabalho e sua relação diária como educador, refletindo a importância de um bom relacionamento entre o professor e o aluno para a sua construção.

1ª ETAPA

Conversa com uma professora de alunos do ensino fundamental.

Fale um pouco de você e como é a sua relação com os alunos durante a sua aula?

Sou professora de uma escola pública a quase 25 anos, ensino a disciplina de geografia para alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental. Minha relação com os alunos é tranquila, tenho alguns que são mais “danados”, tem um temperamento mais forte, onde preciso ser um pouco mais rígida no ponto que eles precisam entender que a sala de aula não é sala da casa deles, mas sempre mantendo a tranquilidade, autoridade e respeito para tentar seguir a aula e não desviar a atenção dos demais.

Qual a sua metodologia de aulas?

Então, gosto muito de trabalhar com vídeo aulas, debates nas turmas, apresentação de trabalhos. Percebo que os alunos têm muita dificuldade quando peço um trabalho em grupo, ou um trabalho que necessite que eles vão até a frente da sala apresentar. Mas, mesmo diante da dificuldade sempre faço atividades rápidas onde eles precisam se posicionar, preparando eles para possível apresentações mais na frente. Uso o laboratório de informática para que eles possam se habituar cada vez mais do estudo virtual, onde eles podem praticar cada vez mais como buscar o conhecimento na internet.

Onde você se baseia para os procedimentos de estudo?

Faço o meu cronograma de aulas pelo o livro que eles recebem da escola, onde eles têm acesso ao livro em casa podendo estudar e responder as atividades existentes nele. É a melhor ferramenta de trabalho que tenho. Também gosto muito de passar dicas de estudos que eles podem encontrar na internet, algumas ferramentas que podem auxiliar eles não se prendendo somente ao livro.

Já vivenciou algum conflito em sala de aula? Se sim, com foi solucionado?

Sim, vivenciei um conflito onde um aluno dizia que o seu colega estava lhe causando incomodo por não as deixas se concentrar, eu já havia pedido para esse aluno fazer silencio por algumas vezes, mas como ele não parou, pedi para que sentassem em um canto da sala sozinho e o expliquei o porquê de ele estar ali.

Introdução:

        A sala de aula é um ambiente onde não tem rotinas definidas, ali acontece várias ideias, vários testemunhos de visões e imaginações, contribuindo com o aprendizado do educador e do educando. O autor Freire (1997) relata que o educador tem um papel muito importante na sala de aula, ele não só ensina um conteúdo, mas é um agente formador do aluno quanto a autoridade e o diálogo.

[...] ela sabe que o diálogo não apenas em torno dos conteúdos a serem ensinados, mas sobre a vida mesma, se verdadeiro, não somente é válido do ponto de vista do ato de ensinar, mas formador também de um clima aberto e livre no ambiente de sua classe (FREIRE, 1997, p. 59).

Essas relações de professor e aluno acontecem através das demonstrações de afeto, carinho, diálogos, aberturas que o professor dá para entender o que se passa na cabeça dos alunos e fazer com que ele absorva da melhor forma possível um conteúdo estudado. Procurar conhecer a realidade do aluno é essencial, sem isso é impossível saber como os pensam, o que sabem e como sabem. (FREIRE, 1997, p. 53)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com