TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SABERES ADQUIRIDOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NATURAIS NA ETAPA DE OBSERVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO (A) PROFESSOR (A) DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Por:   •  31/10/2021  •  Resenha  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

ARTIGO: EDUCAR NA INCERTEZA E NA URGÊNCIA: IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO AO FAZER DOCENTE E A REINVENÇÃO DA SALA DE AULA

Dissertação

O artigo levar a refletir sobre o ser docente nesse contexto social pandêmico, o qual acarretou a interrupção das atividades escolares presenciais, assim as instituições de ensino básico têm enfrentado desafios para ajustar suas atividades ao ensino remoto, que se configura em aulas vias plataformas virtuais, onde os alunos podem ter acesso às aulas tanto gravadas ou online. Nota-se com essa mudança surge os principais questionamentos que são bem delimitados na escrita do artigo, mas o mesmo gera outros questionamentos como: Como realizar educação a distância? Como monitorar a aprendizagem dos alunos?  Como cooperar com a família nesta situação? Como lidar com questões econômicas-sociais?

        Dessa forma o novo e complexo paradigma apresentado pela sociedade e pela educação, com o ensino remoto surgiram as desigualdades no acesso à internet e aos equipamentos tecnológicos (computadores, tablets ou celulares), ou seja, a integração das TD, pois não basta que o aluno esteja conectado é preciso ter uma internet de boa qualidade. Dessa forma, é importante a criação de medidas de políticas públicas com o intuito de amenizar essas desigualdades, os governantes estaduais e municipais propor um projeto para a distribuição de aparelhos eletrônicos para aqueles alunos que não possuem, que venha também acompanhado de um chip com pacote de dados ou ao criar um auxílio para acesso à internet, assim contribuindo para que haja a inclusão digital.

Além disso, o ensino remoto também está causando dificuldades nas atividades dos estagiários a aprendizagem contínua, é o cerne da profissão docente e, dada a complexidade desta aprendizagem, exige-se que docentes e licenciados demonstrem um compromisso cada vez maior com a inovação, a reflexão e a tomada de decisões. Buscando a especialização, não o aprendizado puro. Nesse sentido, o estagiário deve estar preparado para se tornar um pesquisador da própria prática, aplicar ao máximo as habilidades, estratégias e conhecimentos, e aprender de forma consciente a resistir à instabilidade e interagir com os demais participantes do processo de aprendizagem: compreensão, motivação, compaixão, habilidade, paciência, criatividade, etc.

        Em virtude dos fatos, fica claro que a formação de professores penetra exemplos de conhecimento científico e metodológico. Diante de novos desafios, você precisa se treinar para ser um profissional reflexivo, autônomo e capaz de compreender a realidade do seu trabalho e seu papel nessa realidade. Além disso, esse novo profissional formado na mudança deve se colocar em um estado em que está mudando a realidade de seu trabalho. Portanto, é reconhecido que a formação de professores infiltrou conhecimentos científicos e metodológicos exemplares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com