TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CROMATOGRAFIA

Tese: CROMATOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Complementar de Cromatografia

Questões:

1 – Como podem ser classificados od métodos cromatográficos quanto a forma(modo) de separação? Explique como cada uma funciona.

Resposta: As diferentes formas de cromatografia podem ser classificadas considerando- se diversos critérios: 1. Classificação pela forma física do sistema cromatográfico; 2. Classificação pela fase móvel empregada; 3. Classificação pela fase estacionária utilizada; 4. Classificação pelo modo de separação

1a) Classificação pela forma física do sistema cromatográfico Em relação à forma física do sistema, a cromatografia pode ser subdividida em cromatografia em coluna e cromatografia planar. EM COLUNA: cromatografia líquida, gasosa e supercrítica. PLANAR: Centrífuga, em papel e camada delgada.

2a) Classificação pela fase móvel empregada São de 3 tipos: a cromatografia gasosa, a cromatografia líquida e a cromatografia supercrítica (CSC). A cromatografia líquida apresenta uma importante subdivisão: a cromatografia líquida clássica (CLC) e a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). No caso de fases móveis gasosas, separações podem ser obtidas por cromatografia gasosa (CG) e por cromatografia gasosa de alta resolução (CGAR).

3a) Classificação pela fase estacionária utilizada Quanto à fase estacionária, distingue- se entre fases estacionárias sólidas, líquidas e quimicamente ligadas. No caso da fase estacionária ser constituída por um líquido, este pode estar simplesmente adsorvido sobre um suporte sólido ou imobilizado sobre ele. Suportes modificados são considerados separadamente, como fases quimicamente ligadas, por normalmente diferirem dos outros dois em seus mecanismos de separação.

4a) Classificação pelo modo de separação Separações cromatográficas se devem à adsorção, partição, troca iônica, exclusão ou misturas desses mecanismos. PROCESSOS DE SEPARAÇÃO: Cromatografia gasosa Técnica de separação e análise de misturas por interação dos seus componentes entre uma fase estacionária e uma fase móvel.

2 – Quais os princípios básicos em que a cromatografia está fundamentada?

Resposta: A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela estáfundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorredevido a diferentes interações, entre duas fases: a fase móvel e a fase estacionária. Agrande variedade de combinações entre fases móveis e estacionárias a torna uma técnicaextremamente versátil e de grande aplicação. A cromatografia pode ser utilizada para aidentificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para a purificação de compostos, separando-se as substâncias indesejáveis e para a separaçãodos componentes de uma mistura.

3 – Descreva as diferenças básicas entre a cromatografia líquida e a gasosa.

Resposta: A cromatografia líquida apresenta uma importante subdivisão: a cromatografia líquida clássica (CLC), na qual a fase móvel é arrastada através da coluna apenas pela força da gravidade, e a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), na qual se utilizam fases estacionárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com